HomeAssessoria ReleasesMostra fotográfica Silêncio relembra o desastre ambiental de Mariana (MG) no MIS

Série da fotógrafa Stess Panissi, que integra o programa Nova Fotografia 2017, retrata os vestígios deixados pelo maior desastre ambiental da história do Brasil. A abertura da exposição acontece no dia 1º de novembro, semana em que a catástrofe completa dois anos. Entrada gratuita

A partir do dia 1º de novembro, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – relembra, através de imagens, o maior desastre ambiental da história brasileira, ocorrido no município de Mariana (MG) em 2015. Os vestígios da catástrofe e as lembranças da comunidade são tema da exposição Silêncio, de Stess Panissi, quinta mostra do programa Nova Fotografia 2017.

Fotografias dominadas pelo tom de marrom da lama permeiam o projeto, que aborda as consequências do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Além de não deixar que o desastre caia no esquecimento, o trabalho procura dar visibilidade a uma parte oculta da catástrofe, mostrando o cenário de Paracatu de Baixo, um subdistrito de Mariana que pouco apareceu na mídia quando a tragédia foi noticiada. As imagens mostram cenários que carregam a história de famílias que costumavam viver ali: fragmentos das casas e ruínas de um lugar que agora só abriga o silêncio.

As fotografias reunidas nascem da pesquisa de Stess Panissi para seu trabalho de conclusão de curso na graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, em maio de 2016.  O resultado fotográfico revela o diálogo possível entre o exercício jornalístico e a criação artística. As imagens resgatam os vestígios de uma comunidade perdida e uma espécie de sépia natural, quase como um filtro de cor, recobre a paisagem árida, definindo os tons da catástrofe.

Com entrada gratuita, a mostra abre no dia 1º de novembro, às 17h, e segue em cartaz até o dia 17 de dezembro, no Espaço Nicho do Museu.

Sobre a fotógrafa

Stess Panissi (São Lourenço, MG, 1993) se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2016. Durante o curso, descobriu a paixão pela fotografia e trabalhou como bolsista na Agência ISO 400, um projeto acadêmico de fotojornalismo e fotografia de rua. Em 2015, escreveu em duas edições da revista EVF, um veículo voltado para fotografia documental e de rua. Atualmente trabalha com projetos pessoais de fotojornalismo e fotografia social.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A convocatória para 2018 já está com inscrições abertas no site: www.mis-sp.org.br.

NOVA FOTOGRAFIA | Silêncio, de Stess Panissi

ABERTURA 01/11 às 19h