HomeAssessoria ReleasesMostra de Cinema Israelense tem exibição gratuita na Casa Guilherme de Almeida, seguida de degustação de culinária típica

Mostra de Cinema Israelense tem exibição gratuita na Casa Guilherme de Almeida, seguida de degustação de culinária típica

A Sala Cinematographos, no anexo do museu-casa literário, recebe até 50 espectadores. Para assistir os filmes é preciso se inscrever pelo site da Casa Guilherme

A Casa Guilherme de Almeida e o Consulado Geral de Israel em São Paulo realizam a exibição de dois filmes israelenses produzidos nos anos 2000 que integram a Mostra de Cinema Israelense. Quem for ao museu-casa nos domingos, 18 e 25 de agosto, poderá assistir longas-metragens que resgatam a estética Bureka – termo que identifica melodramas e comédias israelenses que alcançaram grande público.As sessões gratuitas começam às 15h,seguidas de comentários e análises dos especialistas em cultura judaica, os professores Nancy Rozenchan e Moacir Amâncio.

A Casa Guilherme de Almeida, integranteda Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza as exibições dos filmes A Banda, do diretor EranKolirin, e Aviva, Meu Amor, do diretor ShemiZarhin, na Sala Cinematographos, com capacidade para receber 50 espectadores neste evento.

Os melodramas cômicos, com alguns aspectos semelhantes às chanchadas brasileiras, também trazem referência gastronômica israelense, no caso a bureka, um aperitivo feito de massa folhada com variados recheios. Após os filmes e debates, o público aproveitará a degustação desse salgado popular em Israel.

Confira a sinopse dos filmes da Mostra de Cinema Israelense:

A Banda, de EranKolirin (2007, 83 min)

Uma banda da polícia egípcia vai a Israel para se apresentar em inauguração de um centro cultural árabe. Encontrando imprevistos e burocracia, ficam pelo aeroporto. A banda tenta chegar até a cerimônia de modo independente, mas chega em cidade israelense isolada.

Aviva,Meu Amor, de ShemiZarhin (2006, 107 min)

A chefe de cozinha Aviva Cohen tem o sonho de se tornar uma escritora conhecida. Com uma vida conturbada, encontra um caminho possível ao conhecer o novelista Oded, famoso escritor que a ajuda a reescrever seus contos e publicá-los. Mas ela reavalia os próprios objetivos ao perceber o direcionamento contraditório do tutor.

Sobre os especialistas

Moacir Amâncio é graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1975) e doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo, onde, atualmente, é professor titular. É autor de livros como Dois Palhaços e Uma Alcachofra, estudo sobre o romance Adam Filho de Cão, de Yoram Kaniuk; e Yona e o andrógino, notas sobre poesia e Cabala.

Nancy Rozenchan possui graduação em Línguas Orientais Hebraico pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas de literatura hebraica e literatura israelense.

SERVIÇO:

Mostra de Cinema Israelense

18 de agosto, domingo, às15h

A Banda, de EranKolirin (2007, 83 min) – Livre

Para garantir lugar, é necessário se inscrever neste link até o dia 17/8: https://bit.ly/2GYB8oz

25 de agosto, domingo, às 15h

Aviva, Meu Amor, de ShemiZarhin – Livre

Para garantir lugar, é necessário se inscrever neste link até o dia 24/8: https://bit.ly/2MLwez8

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Sobre a Casa Guilherme de Almeida

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

Sobre o Consulado Geral de Israel em São Paulo

O Consulado Geral de Israel em São Paulo se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e São Paulo e os estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de seus departamentos de cultura, imprensa e política, o Consulado desenvolve atividades para apresentar Israel ao público brasileiro e proporcionar este intercâmbio cultural. Além disso, engloba uma das maiores missões econômicas de Israel no mundo e uma equipe do Ministério do Turismo, também dedicados a criar pontes entre os dois países.

Compartilhe!