HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasMorre Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura mundial.

Morre Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura mundial.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lamenta profundamente a morte do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, aos 92 anos, neste domingo 23/5. Um dos maiores nomes da arquitetura no Brasil, o professor da Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo foi, e continua sendo, referência mundial.

Mendes da Rocha foi responsável pelos projetos de reforma da Pinacoteca, do Governo de São Paulo, e, em 2006, ao lado do filho, Pedro Mendes da Rocha, pelo projeto original da adaptação da Estação da Luz para receber o Museu da Língua Portuguesa, outra instituição do Estado. Partiu deles a ideia de uma grande galeria do espaço cultural que acompanhasse a extensão da plataforma de trens e que, no térreo, museu, estação e cidade fossem integrados.

Em 2006 o arquiteto ganhou o prêmio Pritzker – o mais importante da arquitetura mundial, considerado o Nobel da arquitetura – concedido apenas à Oscar Niemeyer, em 1998. Entre suas conquistas também estão o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Prêmio Imperial do Japão, ambos em 2016. Em 2017 foi agraciado com a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects (RIBA), em reconhecimento ao conjunto de sua obra.

Com projetos marcados pela mixagem entre construção e natureza, Paulo Mendes da Rocha elevou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico.

Compartilhe!