HomeCultura + Cultura + NotíciasMistura de Brasil e Coreia do Sul é destaque em São Paulo

Mistura de Brasil e Coreia do Sul é destaque em São Paulo

Um dos dias mais esperados pelos paulistas, a Virada Cultural de São Paulo está se aproximando. Entre os dias 19 e 20 de maio, a maior metrópole do país tem 24 horas de programação recheada de música, exposições, gastronomia, entre outras manifestações artísticas, como por exemplo as artes marciais.

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil e o Capoeira Show, trarão uma apresentação especial para a cidade. A  brasileiríssima capoeira subirá ao palco acompanhada do taekgyeon, tradicional arte marcial coreana, em duas apresentações conjuntas na capital paulista. Os eventos ocorrem no dia 19, às 19h30, na Rua Dom José de Barros, 235, e no dia 20, às 15h00, no Museu Afro Brasil. A programação deve atrair não só brasileiros, mas também os muitos coreanos que vivem na capital paulista, como reforça o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello. “As apresentações conjuntas servem como homenagem à rica bagagem cultural dos cerca de 50 mil coreanos que chamam São Paulo de lar.”

Muito mais do que modalidades de luta, a capoeira e o taekgyeon traduzem relevantes expressões culturais de seus respectivos povos, tanto que ambas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

As semelhanças, porém, não param por aí. Uma das principais características do taekgyeon é a fluidez de seus movimentos, aproximando-o de uma dança, algo que também se faz presente na capoeira, que tem na musicalidade um de seus elementos centrais.

 

Visite

RelatedPost

Compartilhe!