HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Assessoria Releases#MISemCasa tem programação de fim de ano online com muita música e cinema

#MISemCasa tem programação de fim de ano online com muita música e cinema

Público poderá conferir vídeos inéditos no canal do Museu no Youtube. Já a visitação presencial da exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen retorna em 8 de janeiro de 2021

Para encerrar o ano de 2020, o #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo-, traz uma programação especial de fim de ano. O público de casa poderá conferir duas edições inéditas do programa Notas Contemporâneas (com os convidados Dinho Ouro Preto e Willy Corrêa), além de atrações para fãs de cinema: o #Cineciência – Frankenstein e o Pontos MIS Bate-papo de Cinema – Saneamento Básico.

Já no dia 8 de janeiro de 2021, o MIS também retoma a visitação presencial da megaexposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A mostra traz fotografias que documentam a vida de do artista no período em que ele morou na cidade de Nova York, clicadas pelo fotógrafo de rock Bob Gruen. As imagens exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas (pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama).

Cursos de férias

O MIS está com inscrições abertas para novos cursos online que se iniciam em janeiro. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, fotografia, arte urbana e cultura pop. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | Fim de Ano | YouTube

23.12 | 20h | Notas Contemporâneas – Willy Corrêa

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Willy Corrêa de Oliveira é compositor, professor e pianista. Nascido em Recife, no ano de 1938, na sua adolescência compôs para piano e fez composições de tendência neofolcloristas. Já nos anos 60 frequentou laboratórios de música eletroacústica na Europa, participou do Grupo Música Nova e é um dos signatários do Manifesto Música Nova, que marca o início da chamada vanguarda musical brasileira, redigido por Rogério Duprat em 1963. Inclusive, juntamente com Gilberto Mendes, foi um dos fundadores do Festival Música Nova em Santos.

26.12 | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Saneamento Básico – Edição Especial

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, nesta edição apresenta o filme Saneamento Básico (Brasil, 2007, comédia, dir Jorge Furtado). O filme fica disponível ao público, de 21 até 27/12, mediante cadastro gratuito neste link. No sábado, às 18h, acontece bate-papo com a presença do diretor Jorge Furtado, que conversa com os especialistas Bruno Cucio e Giuliana Monteiro.

No filme, estrelado por atores como Wagner Moura, Fernanda Torres e Camila Pitanga, moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e descobrem que não há verbas para solucionar o problema.

27.12 | 17h | #CINECIÊNCIA – Frankenstein (1931)

O #CineCiência, tradicional programa do MIS, que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, nesta edição, o clássico Frankenstein (Dir. James Whale, 1931, EUA, P&B Terror, Ficção científica, 71min, 12 anos). Para debater as aventuras da ciência em busca da criação da vida artificialmente, refletindo inclusive o debate contemporâneo da Inteligência Artificial, o MIS convida as pesquisadoras Laura Trachtenberg Hauser e Karine Uehara, com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do programa.

Sobre o filme – O jovem cientista Dr. Henry Frankenstein está obcecado em provar sua teoria de criação de vida a partir dos mortos. Ao lado de seu assistente, o corcunda Fritz, ele recolhe partes de cadáveres para construir este novo corpo. Quando falta apenas o cérebro, Fritz rouba inadvertidamente o de um assassino recentemente enforcado. O experimento tem sucesso e logo o monstro cria vida, mas não demora para que surjam impulsos assassinos. É quando Frankenstein se dá conta da natureza aterradora de seu trabalho.

30.12 | 20h | Notas Contemporâneas – Dinho Ouro Preto

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Fernando de Ouro Preto (Curitiba, 1963), mais conhecido como Dinho Ouro Preto, é músico, compositor e líder da Capital Inicial. Em julho de 2019, ele esteve no MIS e pôde relembrar toda a sua trajetória no projeto Notas Contemporâneas.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

Serviço

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Compartilhe!