HomeAssessoria Releases#MISemCASA estreia programa de fotografia neste domingo

#MISemCASA estreia programa de fotografia neste domingo

O programa Lendo imagens, que inicia neste domingo – 14 de junho – no canal do YouTube do Museu, traz leituras de obras do Acervo MIS feitas por artistas, fotógrafos ou curadores convidados

Neste domingo, 14 de junho, o MIS –  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – estreia o Lendo imagens, uma nova programação dentro do campo da fotografia, uma das maiores frentes do Museu. O programa transmitido pelo  canal do MIS no YouTube, a partir das 17h, traz análise de fotografias do Acervo MIS realizadas por artistas ou curadores convidados. O Lendo imagens integra o #MISemCasa, programação virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som. 

“Desde o início da trajetória do MIS, em 1970, a pesquisa, guarda e exibição de fotografias são  preponderantes em nossas atividades, ainda que muitos naquela época não considerassem essa linguagem à altura de fazer parte de uma coleção de museu. Passados 50 anos, o MIS continua abrindo seus espaços para ela, como acontece no programa Nova Fotografia, que já realizou a primeira individual de 54 artistas e incorporou as obras ao seu acervo”, explica Cleber Papa, Diretor Cultural do MIS. “Certos de que a fotografia se tornou uma das formas de expressão mais disseminadas no mundo, lançamos especialmente para a programação #MISemCASA o projeto Lendo imagens, que traz, em seus primeiros episódios, um artista que já participou do Nova Fotografia analisando visualmente uma fotografia de outro artista, em vídeos dinâmicos que apontam para um vocabulário que nos permite expandir nossa leitura das centenas de imagens que passam todos os dias – muitas vezes desapercebidas – diante de nossos olhos”, conclui.

Quinzenalmente, o projeto Lendo imagens apresenta um diálogo direto entre artistas e público, partindo das fotos de Acervo MIS. No novo projeto, que tem como objetivo divulgar as obras e também valorizar os artistas contemporâneos, o MIS convida artistas a escolherem uma imagem do Acervo, para compartilhar uma leitura com o público. O primeiro vídeo traz a artista visual Sylvia Sanchez, selecionada pelo programa Nova Fotografia no MIS 2019 com a série Crônica de banalidades ordinárias, que lê uma imagem de Camila Picolo, fotógrafa participante do Nova Fotografia 2016, com a série Acasos |p|reparados.  Na foto em questão,  Ondas, a ideia do acaso cotidiano está presente, tema em comum entre as duas artistas, com a diferença que Sylvia trabalha com foto construída, e Camila, com a casualidade. 

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

MIS 50 anos

Para celebrar os 50 anos do MIS, comemorados em 2020, o Museu lançou uma ação digital que busca promover o compartilhamento de histórias entre o público e o Museu. Até o dia 10 de junho, o público pode enviar vídeos com seus relatos pessoais. Ao final, uma página do MIS 50 anos trará os depoimentos que celebram esta história. Participe acessando https://mis-sp.org.br/50anos

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!