HomeAssessoria Releases#MISemCasa desta semana tem lives sobre cinema, fotografia e literatura

#MISemCasa desta semana tem lives sobre cinema, fotografia e literatura

Programação digital do Museu traz conversas ao vivo, entre elas uma homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com exibição e debate do clássico À meia-noite levarei sua alma, um bate-papo com o fotógrafo Luciano Candisani, que retratou a cultura das haenyeo, mulheres da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, que tiram seu sustento do mar, além do lançamento de um novo programa de literatura, com um bate-papo ao vivo de um livro sobre São Paulo

A programação desta semana do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz diversas lives em seu canal do YouTube. Entre os destaques da programação está o Bate-papo de cinema Pontos MIS, que acontece no sábado e – em comemoração ao Dia do Cinema Nacional (19 de junho) – homenageia um dos maiores cineastas brasileiros, José Mojica Marins, com a exibição e debate do filme À meia-noite levarei sua alma (1964). 

Os fãs de fotografia não podem perder na sexta-feira a conversa com o fotógrafo Luciano Candisani, que, em 2019, integrou o FOTO MIS – mostra dedicada exclusivamente à fotografia – com a exposição Haenyeo, mulheres do mar. Em uma conversa ao vivo com o curador, crítico e fotógrafo Eder Chiodetto, Candisani fala sobre essa série e também se volta a uma reflexão sobre a experiência de fazer e pensar a fotografia no atual momento.

Já no domingo acontece o lançamento de um novo programa do #MISemCASA, o MIS Ex-libris, que a cada edição traz um bate-papo ao vivo sobre literatura com convidados. A primeira edição apresenta uma conversa com o antropólogo e historiador Juliano Spyer, organizador do livro Uma rua chamada Borboletas Psicodélicas (PerSe, 2020). O público participante do bate-papo será presenteados com o ebook.  

Completam a programação do #MISemCasa desta semana: o depoimento do ator Daniel de Oliveira, que integra a coleção Musicais no cinema; o debate sobre o filme Sem amor, que integra o Ciclo de Cinema e Psicanálise; mais uma edição do Notas Contemporâneas, com Walter Franco; a Mostra Cinema de Acervo, que exibe os filmes Dercy Gonçalves e Os cinemas estão fechando; e mais um episódio do podcast Isso só acontece em novela. Com exceção do podcast, veiculado no perfil do MIS no Spotify, toda a programação é transmitida pelo canal do Museu no YouTube.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 15 a 21.06

15.06 | Segunda-feira | 20h | Musicais no cinema – Daniel de Oliveira
Para a exposição Musicais no cinema, que ficou em cartaz no MIS entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, foram registrados depoimentos inéditos de grandes nomes do cinema brasileiro. Este episódio da websérie derivada da exposição traz o depoimento de Daniel de Oliveira, que faz aniversário nesta semana, na quinta, 19 de junho. O ator fala sobre sua carreira, começando pela primeira vez que subiu em um palco para fazer o espetáculo Alice no país das maravilhas aos 6 anos e de como isso foi o primeiro passo para sua trajetória como artista.  Daniel também fala sobre a emoção de ter interpretado Cazuza, seu primeiro papel importante, no filme Cazuza – o tempo não pára (2004), e de como o trabalho foi um marco de sua carreira; ele comenta sobre a preparação para o filme, o trabalho de corpo e voz e a pesquisa sobre um dos artistas mais marcantes da música brasileira.


16.06 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Sem amor
O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um debate sobre um filme selecionado com um psicanalista e um jornalista convidado, apresentou, em novembro de 2019, o longa Sem amor (dir. Andrey Zvyagintsev, 2017, Rússia/França/Bélgica/Alemanha, 127 min, 14 anos, disponível na HBO Go). O filme conta a história de um casal que, em meio a um conflituoso processo de divórcio, precisa se unir para tentar solucionar o desaparecimento do filho de 12 anos. O debate, que abordou temas como depressão infantil, suicídio, assassinato e amor, contou com a presença de Regina Elisabeth Lordello Coimbra (psiquiatra e psicanalista infantil) e do jornalista da Folha Walter Porto, com mediação de Luciana Saddi, diretora de cultura e comunidade da SBPSP. A conversa pode ser conferida, em vídeo, na programação do #MISemCasa.

17.06 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Walter Franco
O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o Acervo MIS; a segunda é ao vivo, no palco do Auditório MIS. Em fevereiro de 2014, o projeto recebeu o cantor e compositor Walter Franco. O artista participou de um bate-papo sobre sua carreira, mediado pelo jornalista Cadão Volpato. Além dos melhores momentos dessa entrevista, o público confere neste vídeo parte do depoimento de Franco concedido para o Acervo do Museu.


18.06 | Quinta-feira | 17h | Podcast Isso só acontece em novela – Episódio 8
Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o podcast Isso só acontece em novela analisa cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. No último episódio desta temporada, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Néia, e o jornalista, roteirista e crítico de novela Raphael Scire falam sobre outros formatos da ficção televisiva brasileira como séries e minisséries, destacando alguns títulos de sucesso, entre eles Malu mulher (1979), Anos rebeldes (1992) e Justiça (2016). Os dois também leem as mensagens e respondem as dúvidas dos ouvintes.  Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo Museu, que, em 2019, criou a série Musicais no cinema, derivada da exposição de mesmo nome. O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link.


18.06 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – O mundo através de Abrão Berman
Abrão Berman, considerado o “pai” do Super 8 no Brasil, foi responsável pela criação do Super Festivais Nacionais de Filme Super 8, premiação que consagrou o formato no mercado cinematográfico da época. Berman também fundou em 1972, em plena ditadura militar, junto com Malu Alencar, o GRIFE (Grupo dos Realizadores Independentes de Filmes Experimentais), que tinha o intuito de profissionalizar o trabalho com Super 8, que até então era visto como amador pelos cineastas profissionais dos anos 1970. Na mostra “O mundo através do olhar de Abrão Berman”, o MIS apresenta dois documentários dirigidos pelo cineasta durantes os anos 1970 e 1980, com um tema comum: o cinema.  O público pode conferir os filmes Dercy Gonçalves (Dir. Abrão Berman, Brasil, 1981, 17 min, 10 anos), documentário sobre os 50 anos da carreira da atriz, que fala sobre sua personalidade polêmica e sobre seu amor pela profissão, e Os cinemas estão fechando  (Dir. Abrão Berman,  Brasil, 1980, 27 min, livre), no qual Abrão Berman documenta a falência sofrida pelos cinemas brasileiros nas décadas de 1960 e 1970 e retrata o início da demolição do Cine República em São Paulo e do Metro Copacabana no Rio de Janeiro.


19.06 | Sexta-feira | 20h | Fotografia: Conversa com Luciano Candisani (Ao vivo)
O MIS dedica um espaço especial à fotografia, tanto à memória, preservação e difusão – com ações envolvendo itens de seu próprio acervo – quanto à contemporaneidade de seus temas, artistas, técnicas e formatos. Deste modo, o Museu convida para um bate-papo ao vivo o fotógrafo e escritor Luciano Candisani, que carrega vasta experiência no registro de ambientes e culturas naturais, posicionando seu trabalho de modo consistente no delicado espaço entre a fotografia documental e a artística. Na conversa, Luciano conta sobre sua experiência com a série Haenyeo – Mulheres do mar, que esteve em cartaz no MIS de  31 de agosto a 13 de outubro de 2019, dentro do projeto FOTO MIS, e também se volta a uma reflexão do impacto do atual momento na experiência de fazer e pensar fotografia. Para conduzir o bate-papo com o público, participa também o crítico, curador e fotógrafo Eder Chiodetto, que selecionará também perguntas dos internautas para serem comentadas pelo convidado.

20.06 | Sábado |16h e 18h l Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Especial Zé do Caixão – À meia-noite levarei sua alma (AO VIVO)
O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS, realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS. Nesta edição que celebra o Dia do Cinema Nacional (19.06), homenageia o trabalho de um dos maiores diretores do Brasil, José Mojica Marins, com a exibição de seu clássico À meia-noite levarei sua alma (Dir. José Mojica Marins, Brasil, 1964, 84 min, 16 anos). A sessão, realizada em parceria com a Spcine Play, acontece gratuitamente às 16h e será seguida por bate-papo ao vivo, às 18h. Participam da conversa, que tem mediação de Carlos Primati (pesquisador especializado no cinema fantástico), os jornalistas e biógrafos de Mojica, Ivan Finotti e André Barcinski; Paulo Biscaia (diretor, roteirista e editor de cinema) e Marcelo Miranda (jornalista, crítico de cinema, pesquisador e programador). Para assistir ao filme é necessária inscrição prévia por meio deste link, a partir de quinta-feira, 18.06.

O filme À meia-noite levarei sua alma foi lançado em 1964 e atualmente faz parte da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Abraccine. O longa conta a história do cruel agente funerário Zé do Caixão que vive a obsessão de encontrar a mulher superiora, capaz de gerar o filho perfeito e perpetuar o seu sangue. Para isso, não hesita em matar todos que ousam interferir em seu plano. 

21.06 | Domingo | 17h | MIS Ex-libris:  Uma rua chamada Borboletas Psicodélicas (Ao vivo)
Neste domingo, o Museu lança mais uma programação do #MISemCASA: o MIS Ex-Libris, um programa mensal que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, tais como o ebook. Na estreia, acontece uma conversa sobre o livro recém-lançado Uma rua chamada Borboletas Psicodélicas (PerSe, 2020), que traz diversos contos que homenageiam a cidade de São Paulo. Na conversa com o antropólogo e historiador, Juliano Spyer, organizador do livro, e mediada por José Luiz Goldfarb, o  público participante do bate-papo será presenteado com uma versão digital do livro em pdf. 

Sobre o livro: Mário de Andrade bêbado no bonde, um estouro da boiada em pleno bairro do Paraíso, aviões bombardeando o Centro de São Paulo, um jantar de rãs caçadas nos fundos de casa, um tanque de guerra esmagando um carro nos Jardins. Estas e outras histórias reais compõem o livro Uma rua chamada Borboletas Psicodélicas. A obra é uma “biografia viva” da cidade de São Paulo, produzida a partir de conversas online entre 89 autores. Ele é o resultado do programa Viva São Paulo realizado pelo historiador e antropólogo Juliano Spyer entre 2003 e 2006, em parceria com as rádios Eldorado AM e FM para celebrar o aniversário de 450 anos da fundação da capital paulista. Uma rua chamada Borboletas Psicodélicas é composto por relatos verídicos que cobrem as décadas entre 1920 e 2000. Para Spyer, “este é um livro ‘nativo da internet’. Ele aponta para possibilidades novas para a indústria do livro se repensar e se reinventar a partir do uso inteligente das tecnologias digitais”. 

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32

Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

MIS 50 anos

Para celebrar os 50 anos do MIS, comemorados em 2020, o Museu lançou uma ação digital que busca promover o compartilhamento de histórias entre o público e o Museu. Até o dia 22 de junho, o público pode enviar vídeos com seus relatos pessoais. Ao final, uma página do MIS 50 anos trará os depoimentos que celebram esta história. Participe acessando https://mis-sp.org.br/50anos

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!