HomeAssessoria ReleasesMIS recebe mostra gratuita do diretor Marco Bellocchio

MIS recebe mostra gratuita do diretor Marco Bellocchio

Retrospectiva integra o Festival de Cinema Italiano que chega a sua 14ª edição e traz ao museu uma programação especial homenageando o renomado diretor, roteirista, produtor de cinema e professor

Entre os dias 28 e 30 de novembro o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – exibe uma mostra em homenagem ao diretor Marco Bellocchio. A retrospectiva, que faz parte da programação da 14ª edição do Festival de Cinema Italiano, relembra a trajetória do diretor. O Festival de Cinema Italiano no Brasil é organizado pela Câmera ĺtalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) que promove o cinema italiano contemporâneo.

Marco Bellocchio é um renomado diretor, roteirista, produtor de cinema e professor. Em 1967 ele foi premiado com o Leão de Prata no Festival Internacional de Cinema de Veneza por dirigir o filme A China está próxima. Em 1991, ele ganhou o Urso de Prata, o grande prêmio do júri no Festival Internacional de Cinema de Berlim, pelo filme A sentença. Em 1999 foi agraciado com um prêmio honorário por sua contribuição ao cinema no Festival Internacional de Cinema de Moscou, enquanto que em 2011 foi premiado com o Leão de Ouro pela carreira no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Seu longa mais recente, O traidor, foi indicado para representar a Itália no Oscar 2020 na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme abre a 14ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que será realizada dia 19 de novembro no Auditório Oscar Niemeyer – Ibirapuera.


O FESTIVAL

O Festival de Cinema Italiano no Brasil ganhou importância com o passar dos anos tornando-se hoje o mais importante festival de cinema italiano no Brasil. O Festival tornou-se um evento considerável para o público brasileiro e uma etapa significativa pela indústria italiana cinematográfica na América do Sul, graças à afinidade cultural que existe entre Itália e Brasil: a metrópole de São Paulo é a maior cidade “italiana” do mundo após Roma. A 14ª edição do Festival de Cinema Italiano tem início com a semana do cinema contemporâneo, que acontece entre os dias 21 e 27 de novembro em diversas salas de cinema com a exibição de filmes de cineastas italianos contemporâneos. Depois o evento segue para o MIS, com a mostra de Marco Bellocchio.

Confira abaixo a programação do MIS.

28.11 – Quinta-feira

20h | Punhos cerrados/I Pugni in Tasca (dir. Marco Bellocchio, Itália, 1965, 97 min, digital, 14 anos)
Religião, família, pátria e propriedade são temas discutidos no filme. Uma violenta crítica à família e à burguesia. Uma mãe de quatro filhos não consegue educá-los, nem administrar a casa. Um dos filhos é epilético, agindo de forma sádica e destrutiva. A filha aparentemente normal age de maneira infantil e possui um sentimento mórbido em relação ao irmão Alessandro. Um retrato do desespero de uma geração frustrada. Marco Bellocchio, que com este filme de estreia, influenciou o cinema novo mundial é um dos raros diretores italianos em atividade a se dedicar a entrechos sócio-políticos.

29.11 – Sexta-feira

18h | Sangue do meu sangue/Sangue del Mio Sangue (dir. Marco Bellocchio, Itália/França/Suíça, 2016, 107 min, digital, 14 anos)

No século 17, Federico Mai, um jovem padre, é chamado até um convento na cidade de Bobbio. Seu irmão cometeu suicídio e não pode ser enterrado em terreno sagrado, a não ser que sua amante, a freira Benedetta, confesse seus pecados, e salve assim a alma do morto. Nos dias atuais, um homem deseja comprar o monastério onde Benedetta foi torturada. No entanto, ele encontra habitando o local um velho conde e uma mulher cujo marido desapareceu.

 

20h | Vencer/Vincere (dir. Marco Bellocchio, França/Itália, 2009, 120 min, digital, 14 anos)

Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher, Ida Dalser, e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em seus ideais, e vende tudo que tem para financiar II Popolo d´Itália, um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista. Quando a I Guerra Mundial começa, ele se alista e desaparece. Ao reencontrá-lo, Ida descobre que ele está casado com outra mulher e exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força para um asilo de loucas, Ida decide que mesmo trancada e impedida de ver seu filho, não vai desistir de lutar por seus direitos.

30.11 – Sábado

18h | Bom dia, noite/Buongiorno, Notte (dir. Marco Bellocchio, Itália, 2003, 105 min, dir. Marco Bellocchio, digital, 14 anos)

Em 1978, o líder da Democracia Cristã, Aldo Moro, foi sequestrado e morto pelo grupo extremista Brigada Vermelha, em um dos casos mais chocantes da história política italiana. Neste filme, o episódio é revisto pelos olhos de Chiara, uma personagem fictícia, integrante do grupo de sequestradores. Aparentemente, Chiara leva uma vida monótona no trabalho, com seus amigos e namorado. Mas, secretamente, ela se engaja no grupo radical de esquerda. Sua relação com os companheiros se torna conflituosa na medida em que seu fascínio pela vida utópica é confrontado com a força destrutiva daqueles que a cercam.

20h10 | A bela que dorme/Bella Addormentata, França/Itália, 2013, 110 min, dir. Marco Bellocchio, digital, 14 anos)

Eluana Englaro está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. O caso de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. Um senador de esquerda, que sempre acreditou na morte digna para enfermos, sofre pressões do partido conservador pelo qual foi eleito. Sua filha, Maria, é uma militante católica que decide protestar em frente à clínica onde ocorre a hospitalização de Eluana. No local, ela conhece Roberto, cujo irmão é um feroz defensor da eutanásia. Uma mulher, presa a aparelhos, pede em segredo ao marido que acabe com seu sofrimento, mas o pedido chega aos ouvidos da filha. Ao mesmo tempo, uma mãe bastante religiosa cuida da filha em coma, enquanto negligencia o resto da família. Por fim, uma mulher dependente de drogas deseja a todo preço cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista, que pretende lhe dar uma nova razão para viver.

MOSTRA MARCO BELLOCCHIO [14º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO]

DATA 28 a 30 de novembro de 2019
HORÁRIO Diversos, consultar programação
LOCAL Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO Gratuito. Distribuído 1 hora antes de cada sessão na Recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO De acordo com cada filme

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Valet (conveniado): R$ 18

Compartilhe!