HomeAssessoria ReleasesMIS realiza Maratona Infantil – Especial Música com entrada gratuita em setembro

MIS realiza Maratona Infantil – Especial Música com entrada gratuita em setembro

Edição acontece no dia 29, domingo, a partir das 10h. Toda a família poderá participar de atividades inspiradas na música, como oficinas, shows e brincadeiras. Outros destaques musicais são as apresentações da Camerata Cantareira e Meu Amigo Violão

Em setembro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza a Maratona Infantil – Especial Música. Dentro da programação, diversas atividades que envolvem a temática musical, incluindo uma oficina exclusiva para bebês. O público também conta com as tradicionais brincadeiras que acontecem em toda edição do evento – além das apresentações da Camerata Cantareira e Meu Amigo Violão. A Maratona Infantil de setembro acontece das 10h às 17h do dia 29, domingo, com entrada gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO

MÚSICA | Show Onde o infinito é som | 11h

Como explicar às crianças conceitos abstratos como som e vibração? Ou ainda, como podemos sensibilizar aos sons que nos rodeiam, ao som do nosso ser, aos sons do nosso corpo? Será que que tudo nesse mundo tem algum som? Como canções podem ajudar a criançada a lidar com sentimentos que ainda estão nascendo e sendo compreendidos? Algumas possíveis respostas imaginativas e malucas se encontram no projeto “Onde o infinito é som”. Lançado como um disco infantil, o show traz canções que propõe transformação energética e emocional por meio da sensibilização à música. Uma apresentação brincante e interativa não só para a criançada, mas para toda a família.

 

MÚSICA | Vivência com desenhos e objetos sonoros | 12h, 14H e 15h

A atividade propõe a vivência com um sintetizador de sons simples que, ligado a um pincel ou a elementos condutivos tais como água, slime ou massinha de modelar, permite fazer música ao desenhar, variando as frequências sonoras de acordo com a dimensão do traço e do material utilizado para o desenho. O circuito explora as propriedades condutivas dos mais diversos materiais para a produção de diferentes frequências sonoras. Serão disponibilizados para o público dispositivos montados em pequenas caixas de mdf com alto falantes, possibilitando a utilização em diferentes materiais.

 

MÚSICA | Meu Amigo Violão | 13h

Com curadoria do violonista e compositor Daniel Murray, a terceira apresentação do projeto Meu Amigo Violão traz, nesta edição: Luisa Resende, Miguel Moreira e Rafael Ohira. Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se no Brasil, America Latina e Europa desde 1998. A conquista de seu primeiro prêmio, no “Concours International de Guitarre de Trédez- Locquémeau” – Bretanha – França, aos 14 anos de idade, marca o início de sua carreira. Sua discografia é composta por onze álbuns, cinco dos quais dedicados ao violão solo. Seu primeiro trabalho, gravado em 2008 – “Universos Sonoros para Violão e Tape”, foi realizado através do prêmioPetrobrás Cultural. Depois, seguiram-se “Tom Jobim para Violão Solo” e “Autoral”, ambos produzidos por Paulo Belinatti, “Universos em Expansão”.

 

MÚSICA | Camerata Cantareira | 16h

Integrando a Maratona Infantil, a Camerata Cantareira – orquestra de cordas da Faculdade Cantareira formada por 11 músicos – apresenta a música clássica para as crianças. A Camerata Cantareira se consagra como um dos grupos de câmara acadêmicos mais qualificados em técnica e expressividade artística no cenário musical paulistano. Sob a direção de Marcelo Jaffé, o projeto envolve a execução do repertório consagrado da música de concerto, a divulgação da música brasileira e de obras especialmente escritas para o grupo, estimulando a composição contemporânea. Esta edição traz luz à Primavera, Verão, Outono e Inverno. A passagem das estações promovem mudanças significativas aos ecossistemas e nos homens estimulam a emergência dos mais diversos sentimentos e afetos, assim como a necessidade de traduzi-los em arte. Antonio Vivaldi e Astor Piazzolla imprimiram leituras bem particulares a estes ciclos, que serão interpretadas pelos jovens da Camerata Cantareira nesta edição.

 

OFICINA | Musicalização e Movimentos Corporais para bebês | 10h e 14h

A oficina é dividida em momentos de toque materno, brincadeiras corporais, musicalização, apresentação de instrumentos e ciranda. A aula é dividida em momentos de toque materno, brincadeiras corporais, musicalização, apresentação de instrumentos e ciranda.

 

Oficina | Foley com Matiz Filmes | 12h e 14h30 –

Foley é a reprodução de efeitos sonoros complementares de um filme, vídeo ou de outros meios audiovisuais na pós-produção para melhorar a qualidade do áudio. Na oficina, iremos explorar qual a função do Foley no cinema e através de uma cena escolhida de um filme vamos “Criar Sons”. Serão utilizados objetos que produzem sons, como correntes, folhas, sapatos e até itens inusitados como vegetais.

EDUCATIVO | Visitando o museu através do desenho | 10h30 às 11h30

Como parte da Primavera de Museus, o Educativo MIS propõe uma visita à exposição Moventes, que conta com fotografias e documentos do Acervo do Museu. A mostra integra o projeto Foto MIS, que segue em cartaz até o dia 13.10.  A partir de leituras de imagens dos trabalhos expostos, as crianças e seus responsáveis irão elaborar um desenho que complete as narrativas criadas.

 

JOGOS |  #VamosJogar com Galápagos Jogos | 11h às 16h

Os jogos de tabuleiro modernos estão sendo revisitados como a grande alternativa aos jogos digitais, trazendo muito mais diversão, inteligência, aprendizado e, acima de tudo, conexão humana. Sentar-se à mesa para se divertir não é mais apenas um grande prazer, mas é fonte de aprendizado, de alegria e de vínculo com as pessoas que amamos e valorizamos em nosso dia a dia. Pensando nisso, o espaço #VamosJogar da Galápagos Jogos traz para a Maratona Infantil títulos incríveis e sucessos mundiais para que toda a família possa aproveitar.

 

JOGOS | Let’s make games! – Illustration Live Project YOYO/EBAC | 11h às 16h

As alunas do curso de graduação em Ilustração da Escola Britânica de Artes Criativas – EBAC apresentarão os jogos que criaram sob orientação da revista YOYO. Serão quatro projetos diferentes, alguns em grande escala, idealizados e produzidos por elas. O público alvo são crianças entre 6 e 12 anos e suas famílias. O espaço terá um jogo de tabuleiro ilustrado em que os participantes circulam por dentro do corpo humano; um jogo de composição de desenhos a partir de formas geométricas e abstratas; um jogo de detetive em que é preciso desvendar mistérios para conseguir montar um quebra-cabeça; e um jogo de cartas para criar sonhos dentro de uma pequena cabana de tecidos, compondo a cenografia.

Serviço

MARATONA INFANTIL | ESPECIAL MÚSICA

Data: 29.09.2019 (domingo)

HORÁRIO: 10h às 17h
LOCAL Área externa, auditório MIS, auditório LABMIS, sala de interfaces, foyer auditório MIS
INGRESSO  gratuito

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!