HomeAssessoria ReleasesMIS participa da campanha Sonhar o Mundo com oficina de materiais acessíveis

MIS participa da campanha Sonhar o Mundo com oficina de materiais acessíveis

Atividade acontece no dia 15 de dezembro, domingo. A oficina é uma programação paralela da megaexposição Musicais no Cinema

Como parte da programação paralela da exposição Musicais no Cinema e da Campanha Sonhar o Mundo – Cultura como Direito, o Educativo do MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo)  convida o público para uma oficina materiais acessíveis, para pessoas cegas ou com baixa visão, usando  a linguagem dos cartazes  como base.

O objetivo da atividade é criar texturas usando materiais variados. Para participar da oficina, é necessário retirar o ingresso gratuito 1h antes. A oficina é uma programação paralela da megaexposição Musicais no Cinema (em cartaz até o dia 16 de fevereiro de 2020).

Sobre a campanha Sonhar o Mundo

Neste ano, a Campanha Sonhar o Mundo será realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, mesma semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Como a cada edição um tema específico permeia as atividades do Sonhar o Mundo, em 2019, o foco será “Cultura como Direito”. Uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pelo SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu da Imagem e do Som, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre, a Campanha é aberta à participação de todos os museus paulistas interessados e do público em geral.

Sobre Musicais no Cinema

A partir de fotografias, vídeos, cartazes, documentos de produção, figurinos e depoimentos, a mostra reúne filmes musicais de diferentes partes do mundo, destacando marcos para o gênero, como Cantando na chuva (1952), Amor, sublime amor (1961) e Dançando no escuro (2000). A curadoria ficou a cargo do pesquisador N. T. Binh, e a adaptação da exposição para o MIS foi desenvolvida pelo jornalista e cineasta Duda Leite, que acrescentou espaços e conteúdos inéditos baseados na cultura brasileira, como Assim era a Atlântida, dedicada ao maior estúdio cinematográfico do Brasil do gênero musical, e uma área que homenageia a atriz e cantora Carmen Miranda.  “Com a adaptação curatorial da exposição, pretendemos apresentar um amplo painel da produção de filmes musicais produzidos no Brasil, desde 1927 até 2019, com destaque especial para alguns movimentos e estúdios cinematográficos”,  explica Duda. “Carmen Miranda, a “brasileira mais famosa do século XX”, e nossa estrela maior dos musicais, ganhará um espaço dedicado só para ela, com exibição de trechos de seus musicais clássicos – como “Entre a Loura e a Morena” (1943), de Busby Berkeley, e “Uma Noite no Rio” (1941), de Irving Cummings -, além de uma seleção especial de objetos usados nos filmes. Não poderia faltar, é claro, itens pessoais, dentre eles um dos seus icônicos turbantes”.

O projeto arquitetônico da exposição, realizado pela Caselúdico – parceira do MIS em mostras como O mundo de Tim Burton, Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição e Quadrinhos – sugere uma imersão na atmosfera de cada filme. Musicais no cinema ainda destaca figuras marcantes do gênero como Fred Astaire, Jacques Demy, Julie Andrews, Cyd Charisse e John Travolta.

serviço

Oficina de materiais acessíveis

Data 15 de dezembro, domingo

Horário 14h às 18h

Vagas 10 – ingresso gratuito, retirada com 1h de antecedência

CLASSIFICAÇÃO Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!