HomeAssessoria ReleasesMIS participa da campanha #SonharoMundo com mostra de cinema virtual e gratuita

MIS participa da campanha #SonharoMundo com mostra de cinema virtual e gratuita

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o museu exibe a Mostra Liberdade e Opressão 2020, composta por cinco filmes nacionais, em seu canal no Vimeo

Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo-, em parceria com a Campanha #SonharoMundo 2020, apresenta a mostra audiovisual Liberdade e Opressão, em seu canal do Vimeo. A programação, gratuita, acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro. A Campanha #SonharoMundo é desenvolvida por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus, realizada com a articulação com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A partir de uma seleção de filmes contemporâneos que discutem diversas camadas da essência de liberdade na sociedade, a mostra disponibiliza gratuitamente ao público cinco obras em que necessárias reflexões sobre as possibilidades e necessidades de “ser” estão em xeque. Os diversos pontos de vista do debate incluem a liberdade e seus direitos em temas como habitação e moradia, sexualidade e velhice, expressão artística, repressão militar, entre outros. A seleção é composta de ficções e documentários nacionais de recentes produções de partes diferentes do Brasil, com olhares sensíveis e apurados de novos e renomados diretores sobre as questões de limitação social e pessoal impostas aos personagens e às histórias contadas.

A mostra Liberdade e Opressão é formada por Greta (2019), de Armando Praça, Diz a ela que me viu chorar (2019), de Maíra Bühler, Trago comigo (2016), de Tata Amaral, Baronesa (2017), de Juliana Antunes, e o já clássico, mas sempre necessário Era o Hotel Cambridge (2016), da cineasta paulistana Eliane Caffé.

Sobre a Campanha

#SonharoMundo é uma iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos, incentivando-os a dar visibilidade a esse tema por meio de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais. A iniciativa parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social e reconhece sua contribuição para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

PROGRAMAÇÃO

Diz a ela que me viu chorar (dir. Maíra Buhler, Brasil, 2019, 85 min, 16 anos) – disponível a partir do meio-dia de 11.12

Moradores de um hotel no centro de São Paulo vivem amores tumultuados por sua condição vulnerável e pelo uso abusivo de crack. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, quartos decorados, viagens de elevador e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados pelo espectro da solidão. O filme retrata um grupo de pessoas reunidas por laços fortes em um frágil abrigo.

Era o Hotel Cambridge (dir. Eliane Caffé, Brasil/Espanha/França, 2017, 99 min, 12 anos) – disponível a partir do meio-dia de 11.12

O longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

Baronesa (dir. Juliana Antunes, Brasil, 2018, 75 min, 16 anos) – disponível a partir do meio-dia de 11.12

Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

Trago comigo (dir. Tata Amaral, Brasil, 2016, 87 min, 12 anos) – disponível a partir da meia-noite de 11.12

Telmo, um diretor de teatro aposentado, foi membro da luta armada durante a ditadura militar e chegou a ser preso por seis meses por conta disso. Porém, ele não consegue se lembrar de nada desse período, além de alguns lapsos momentâneos. Para tentar reativar sua memória e descobrir o que aconteceu, ele decide criar uma peça de teatro. Contando com um jovem elenco de atores, Telmo vai reconstruir a sua própria história.

Greta (dir. Armando Praça, Brasil, 2019, 97 min, 18 anos) – disponível a partir do meia-noite do dia 12

Pedro, um enfermeiro de 70 anos, fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela, sua melhor amiga. Para salvá-la, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente.

Serviço

MOSTRA LIBERDADE E OPRESSÃO| #SonharoMundo 2020 De 11 a 13.12 no Canal do MIS no Vimeo: vimeo.com/museudaimagemedosom

#MISEMCASA

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo|

(11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!