HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMIS inaugura exposição gratuita em homenagem ao centenário de Paulo Autran

MIS inaugura exposição gratuita em homenagem ao centenário de Paulo Autran

Mostra interativa “Paulo Autran 100 anos” vai contar a trajetória do artista por meio de fotografias, cartazes, trechos de entrevistas, programas de teatro e stills. Exibições de filmes com o ator integram a programação de férias do MIS, incluindo “Apassionata” (1952), primeira participação de Autran nas telonas. Conhecido como “senhor dos palcos”, ator completaria 100 anos em setembro de 2022

O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugurou, em 16/12, a exposição interativa “Paulo Autran 100 anos”, que ficará em cartaz até 19/01/2023. A mostra celebra o centenário do ícone do teatro, cinema e teledramaturgia nacional, reunindo fotografias, cartazes, trechos de entrevistas memoráveis, programas de teatro e stills. Uma mostra de filmes também está prevista na programação preparada pelo MIS. Todas as atrações da programação em homenagem a Paulo Autran são gratuitas.

“Paulo Autran 100 anos” integra o mais novo programa do Museu, o “Flash MIS”, que lança luz sobre grandes nomes da arte brasileira.

Conhecido como “senhor dos palcos”, o artista fez sua primeira aparição no teatro ao lado da companheira, Tônia Carrero. Em 60 anos de estrada, Paulo Autran se destacou por sua versatilidade, protagonizando desde uma comédia do século 17 até um drama de costumes dos anos 1990. Foram mais de 90 peças de teatro, 20 filmes e 10 de novelas e minisséries de TV.

Entre as produções teatrais, destacam-se: “Antígone” (1952), baseada em “Antígona”, tragédia grega escrita por Sófocles; “Morte e Vida Severina” (1969), de João Cabral de Melo Neto; e “Rei Lear” (1996), de William Shakespeare. A última vez em que esteve nos palcos, foi na peça “O Avarento” (2006), de Molière.

Já no cinema, Paulo Autran atuou em filmes como “Uma Pulga na Balança” (1953), de Luciano Salce, “Terra em Transe” (1967), de Glauber Rocha, “O Passado” (2007), do argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco e “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006), de Cao Hamburger.

Apesar da preferência pelos palcos, Paulo Autran se tornou amplamente conhecido pelo público a partir dos personagens em novelas. Na pele de Otávio, em “Guerra dos Sexos” (1983), protagonizou uma das cenas antológicas da teledramaturgia – uma briga com comida – ao lado de Fernanda Montenegro, que na trama interpretava Charlô. Seu último trabalho na televisão foi uma participação na minissérie “Um Só Coração” (2004). Paulo Autran faleceu aos 85 anos de idade em 2007.

Para contar essa história, a exposição no MIS exibirá itens de coleções parceiras como as da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e Museu Lasar Segall.

CINEMA

A homenagem ao artista será acompanhada de uma mostra de filmes, incluindo “Apassionata” (1952), de Fernando de Barros (primeira aparição de Paulo Autran nas telonas), “Uma Pulga na Balança”, “Terra em Transe”, “O país dos tenentes”, “O ano em que meus pais saíram de férias” e “O Passado” (sua última contribuição à sétima arte).

Além dos longas-metragens de ficção, a mostra exibe o documentário “Paulo Autran – o senhor dos palcos” (2017), de Marco Abujamra, realizado nos 10 anos de legado do ator. As sessões serão gratuitas e realizadas durante a programação especial de férias do MIS.

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som. A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro do MIS, que conta com apoio institucional das empresas Kapitalo, Vivo, Comolatti e Vedacit na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

SERVIÇO
Exposição “Paulo Autran 100 anos”

Data: De 16/12/2022 a 19/01/2023

Funcionamento: terça a sexta, 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, 10h às 19h

Local: Espaço expositivo térreo [foyer]

Endereço do MIS: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Ingressos: Gratuitos

Classificação: Livre

Informações sobre a programação: www.mis-sp.org.br

Compartilhe!