HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMIS homenageia Tina Turner com mostra de filmes gratuita

MIS homenageia Tina Turner com mostra de filmes gratuita

Mostra Tina Turner acontece a partir do dia 30 de maio e integra a programação paralela da exposição Tina Turner: uma viagem para o futuro, em cartaz no Museu até o dia 9 de julho

Em homenagem a todo o legado e contribuição artística de Tina Turner (falecida no último dia 24 de maio, aos 83 anos), o MIS, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, apresenta uma mostra de filmes dedicada à lendária cantora e atriz. O público poderá conferir um recorte de produções nas quais Tina esteve à frente das câmeras, como em Mad Max: além da cúpula do trovão (1985) e da cinebiografia inspirada em sua história, Tina – A verdadeira História de Tina Turner (1993). 

A Mostra Tina Turner integra a programação paralela da exposição Tina Turner: uma viagem para o futuro, em cartaz no Museu até o dia 9 de julho. Com início no próximo dia 30 de maio, a programação acontece todas as terças-feiras, sempre às 15h, até o final da exposição, com entrada gratuita. Confira, abaixo, a programação completa:

30 de maio, 15h | Mad Max: além da cúpula do trovão (Mad Max Beyond Thunderdome, dir. George Miller e George Ogilvie, Austrália, 1985, 107 min, 14 anos) – Após a quase extinção da raça humana, Mad Max chega a Bartetown, uma cidade que fica no meio do deserto e é liderada com regras rígidas por Titia Entity. Na cidade, ele luta contra um poderoso inimigo, mas se recusa a matá-lo – e por isso acaba sendo banido na cidade e tem que sair para o deserto. Então, ele conhece um grupo de jovens selvagens que passam a considerá-lo um messias.

 

06 de junho, 15h | Tina – A verdadeira História de Tina Turner (What’s love got to do with it, dir. Brian Gibson, EUA, 1993, 118 min, 16 anos) – Anna Mae Bullock nasceu em 26 de novembro de 1939 na cidade de Nutbush, no estado do Tennessee. Desde criança, já se encantou com a música – cantava no coro da igreja, apesar de seu estilo não ser muito apropriado para o local. Ainda na infância, foi abandonada pela mãe e criada pela vó. Após a morte da avó, quando tinha 16 anos, Anna Mae vai morar em St. Louis com a mãe e com a irmã. Em seguida, ela conhece Ike Turner e começa a cantar na banda dele; a partir de então, os dois se envolvem, se casam e vão morar na cidade de Nova York. Anos depois, e após uma série de violências sofridas, ela se divorcia de Ike, renunciando a todos os bens e começando a trilhar sua carreira solo, marcando época como uma cantora de rock.

13 de junho, 15h | 007 contra GoldenEye (GoldenEye, dir. Martin Campbell, EUA/Reino Unido/Irlanda do Norte, 1995, 130 min, 12 anos) – Com a queda da Cortina de Ferro e o final da Guerra Fria, o modo de obter poder deu ao mundo uma nova ordem que envolve esquemas perigosos e lucro. É nesse contexto que James Bond conhece, em Mônaco, Xenia Onatopp, uma mulher bela e perigosamente mortal e que pertence à máfia russa. Bond tenta encontrar o GoldenEye – uma arma secreta que destrói tudo que tenha circuito eletrônico e que, caso caia em mãos perigosas, dará aos seus donos o poder de derrubar governos.

20 de junho, 15h | Ike & Tina on the road 1971-72 (dir. Bob Gruen, EUA, 2012, 81 min, 12 anos) – Filme íntimo sobre Ike e Tina Turner em seu auge criativo. No início dos anos de 1970, o lendário fotógrafo de rock Bob Gruen e sua esposa Nadya fizeram uma turnê com Ike e Tina Turner e os filmaram se apresentando, na estrada e nos bastidores. O filme é um registro desse período na vida dos artistas, trazendo um olhar sobre da banda e sobre a relação do casal.

27 de junho, às 15h | Mad Max: além da cúpula do trovão (Mad Max Beyond Thunderdome, dir. George Miller e George Ogilvie, Austrália, 1985, 107 min, 14 anos) – Após a quase extinção da raça humana, Mad Max chega a Bartetown, uma cidade que fica no meio do deserto e é liderada com regras rígidas por Titia Entity. Na cidade, ele luta contra um poderoso inimigo, mas se recusa a matá-lo – e por isso acaba sendo banido na cidade e tem que sair para o deserto. Então, ele conhece um grupo de jovens selvagens que passam a considerá-lo um messias. 

04 de julho às 15h | Tina – A verdadeira História de Tina Turner (What’s love got to do with it – dir. Brian Gibson, EUA, 1993, 118 min, 16 anos) – Anna Mae Bullock nasceu em 26 de novembro de 1939 na cidade de Nutbush, no estado do Tennessee. Desde criança, já se encantou com a música – cantava no coro da igreja, apesar de seu estilo não ser muito apropriado para o local. Ainda na infância, foi abandonada pela mãe e criada pela vó. Após a morte da avó, quando tinha 16 anos, Anna Mae vai morar em St. Louis com a mãe e com a irmã. Em seguida, ela conhece Ike Turner e começa a cantar na banda dele; a partir de então, os dois se envolvem, se casam e vão morar na cidade de Nova York. Anos depois, e após uma série de violências sofridas, ela se divorcia de Ike, renunciando a todos os bens e começando a trilhar sua carreira solo, marcando época como uma cantora de rock.

Sobre a exposição

Tina Turner: uma viagem para o futuro, primeira exposição brasileira dedicada à artista, foi aberta ao público em 04 de maio no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A mostra, que une fotografias históricas, conteúdos audiovisuais e instalações, desvenda o início da carreira da rainha do rock, no início dos anos 1960, até o final dos anos 1990 sob as lentes de fotógrafos que fizeram parte da revolução musical e cultural que ocorreu na América nessas décadas. Com curadoria do ecossistema criativo MOOC e da jornalista Adriana Couto, a mostra reúne cerca de 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery realizadas pelos fotógrafos americanos Ebet Roberts, Bob Gruen e Lynn Goldsmith e pelo londrino Ian Dickson, além de conteúdos audiovisuais e instalativos. A exposição foi organizada em torno de quatro temas principais relacionados à vida de Tina: sua inigualável carreira musical; o poder feminino que faz da artista um referencial de superação; sua marcante participação na sétima arte; e seu estilo único refletido nos figurinos e seus penteados emblemáticos, envolvendo colaborações com grandes nomes da moda.  

SERVIÇO

Mostra de Filmes – Tina Turner

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Data e horário: de 30 de maio a 4 de julho, sempre às terças-feiras, às 15h

Ingresso: gratuito (retirada na bilheteria do MIS com 1h de antecedência)

Exposição – Tina Turner: uma viagem para o futuro

Local: Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158, São Paulo-SP)

Data: 04 de maio a 09 de julho de 2023

Horário: Terças a sextas, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)/ Entrada gratuita às terças 

-> Clientes C6 Bank Mastercard têm 50% de desconto no ingresso e no estacionamento

-> Gratuidade especial nos dias 17/5 e 14/6, um oferecimento da empresa B3

-> Outras gratuidades e política de meia-entrada pelo site e redes sociais

Link para compras: https://mis-sp.byinti.com/#/event/tina-turner-uma-viagem-para-o-futuro 

Compartilhe!