HomeAssessoria ReleasesMIS exibe Haenyeo – A força do Mar seguido por bate-papo com Luciano Candisani

MIS exibe Haenyeo – A força do Mar seguido por bate-papo com Luciano Candisani

Sessão, que acontece no dia 12 de outubro, ocorre dentro da programação paralela do Foto MIS 2019. Entrada gratuita

No sábado, 12 de outubro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – traz sessão do filme Haenyeo – A força do Mar, seguida por bate-papo com a diretora Lygia Barbosa e o fotógrafo Luciano Candisani.

A atividade integra a programação paralela do Foto MIS 2019, que traz, dentre outras exposições, a mostra Haenyeo, Mulheres do mar, de Luciano Candisani – que retrata a vida das Haenyeos, grupo de mulheres que vivem na Coreia do Sul e seguem a tradição secular de mergulhar utilizando apenas o ar de seus pulmões, para colher produtos marinhos.

A sessão acontece às 19h, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na recepção.

Sobre o filme

Haenyeo – A força do Mar (direção Lygia Barbosa, 2018, Brasil, Coréia do Sul, 65 min, Livre, Digital). O premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisani embarca em uma nova jornada, interessado pela história de um grupo de mulheres que vivem do mar. Ele vai retratar o trabalho diário dessas heroínas e trazer a consciência para uma necessidade vital dos tempos modernos: a sustentabilidade. Candisani parte para uma ilha na Coréia do Sul chamada Jeju, onde ele encontra as Haenyeos, as mulheres do mar. Corajosas, elas seguem uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos. É assim que ganham dinheiro para criar seus filhos e sustentar suas famílias, sem causar danos ao meio ambiente. Com elas, Candisani enfrenta o desafio de uma árdua tarefa física, uma vez que as Haenyeos, apesar de suas idades avançadas, permanecem até cinco horas seguidas no mar. Em Jeju, ele também conhece a cultura local e descobre curiosidades sobre uma comunidade muito tradicional que está em risco de desaparecer: as novas gerações não são suscetíveis a seguir a profissão de suas mães e as Haenyeos podem não existir mais cedo ou mais tarde, razão pela qual elas são agora reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Nesta expedição, Candisani busca uma motivação criativa única para revelar através de suas lentes esta incrível história de preservação cultural e responsabilidade ambiental.

SOBRE O FOTO MIS

Criado em 2012, o projeto Foto MIS, antigo Maio Fotografia no MIS, dedica cerca de dois meses por ano à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas sete edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais, como André Kertész, Andy Warhol, Carlos Eber, Chico Albuquerque, Claudio Edinger, Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Martin Parr, Mauricio Lima, Sandro Miller, Valdir Cruz, Vivian Maier, Walter Carvalho e Willy Ronnis.

O FOTO MIS 2019 apresenta as exposições Todos iguais, todos diferentes, do fotógrafo francês Pierre Verger, com uma seleção de 200 retratos realizados entre as décadas de 1930 e 1970 em todo o mundo; Estudos fotográficos: 70 anos de memória,remontagem da primeira exposição individual do fotógrafo Thomaz Farkas e primeira exposição de fotografia realizada num museu de arte no Brasil,;Caretas de Maragojipe, de João Farkas, sobre o carnaval como patrimônio imaterial do recôncavo baiano; Haenyeo, Mulheres do mar, de Luciano Candisani, que retrata a vida das Haenyeos, grupo de mulheres que vivem na Coreia do Sul e seguem a tradição secular de mergulhar utilizando apenas o ar de seus pulmões, para colher produtos marinhos. Integram ainda o projeto: Moventes, mostra do Acervo MIS com curadoria de Valquíria Prates e Onde tudo está, individual de Beatriz Monteiro, projeto selecionado pelo projeto anual do MIS, Nova Fotografia 2019.

Exibição Haenyeo, a Força do Mar + Bate-papo Luciano Candisani e Lygia Barbosa

DATA: 12.10

HORÁRIO 19h

LOCAL Auditório MIS

INGRESSO Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes na recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO: Livre

FOTO MIS 2019
31 de agosto a 13 de outubro de 2019
Horário terças a sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Local Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar, Nicho e Foyer do Auditório MIS.
Ingresso
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) Terças-feiras entrada gratuita
Classificação indicativa livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.