HomeAssessoria ReleasesMês das Bruxas: Fábricas de Cultura têm programação especial

Mês das Bruxas: Fábricas de Cultura têm programação especial

Quem gosta de histórias de terror pode se preparar para as atividades do mês de outubro; a entrada é franca

Lendas urbanas, atividade paranormal, filmes arrepiantes, contação de histórias macabras e baile do terror: essas são as atividades que as Fábricas de Cultura prepararam especialmente em comemoração ao Dia das Bruxas. A data é celebrada no dia 31 de outubro, mas as Fábricas, instituições da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciadas pela Poiesis, têm programação para o mês inteiro. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrições prévias, que podem ser feitas na recepção das unidades.

Quem gosta de filmes de terror já pode se preparar para o Cine Fábrica, que será no dia 17, das 14h30 às 15h30, na Fábrica Capão Redondo. Que tal um clássico dos cinemas? Ou um filme novo e horripilante? A sessão é livre e aberta ao público.

Você já ouviu falar de Edgar Allan Poe? Conhecido por suas histórias misteriosas e macabras, Poe foi um dos primeiros autores estadunidenses de contos, sendo considerado o inventor do gênero ficção policial. Todas as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da cidade serão palco de um espetáculo solo, baseado em três narrativas do autor: Sepultamento Prematuro, O Poço e o Pêndulo e Hop Frog. Numa relação direta com a plateia, Histórias de terror de Edgar Allan Poe recriará o clima arrepiante presente nesses trabalhos. Quem acha que contação de histórias é coisa de criança precisa ver esta. As sessões, abertas ao público, são indicadas para maiores de 12 anos. Confira os horários e locais ao final do texto.

Procurando mais atividades horripilantes? Se você tem sonhos macabros, tem medo de fantasmas ou teme as lendas urbanas, você precisa participar dos Contos do terror. A equipe da biblioteca da Fábrica Capão Redondo usou várias referências bibliográficas do acervo para essa aventura. A atividade, que é livre e aberta ao público, será dia 27, às 14h30.

Ainda no dia 27, ao anoitecer, a Fábrica Capão Redondo abrirá suas portas para o 5º Baile de Terror, cujo tema será Lendas Urbanas. A festa resgatará as antigas histórias macabras das grandes cidades, os contos populares do interior, as lendas amazônicas e o folclore brasileiro. E as comemorações não param por aí: quem estiver usando a melhor fantasia leva um kit surpresa para casa. A festa, aberta ao público, será das 19h às 21h. Os menores de 8 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Fechando as celebrações, no dia 30, às 15h, terá uma atividade especial para quem gosta de ciência e de terror: o 2° Espantoso Encontro de Biblioparanormalologia. Você sabe o que isso significa? A biblioparanormalologia é a ciência “super científica” que estuda eventos paranormais em bibliotecas. No 1º Encontro, os participantes conheceram um fantasma chinês, Li Bai; mas dessa vez será duas vezes mais macabro. A equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã apresentará ao público os escritores que assombram as bibliotecas pelo mundo, além de ensinar como identificar uma biblioteca assombrada. São oferecidas 50 vagas para os maiores de 8 anos.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços da Secretaria da Cultura do Estado, de acesso gratuit,o que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Cine Fábrica

Quarta-feira, 17/10 – das 14h30 às 15h30

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Histórias de terror de Edgar Allan Poe

24/10, às 15h: Fábrica de Cultura Jardim São Luís

25/10, às 15h: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
26/10, às 15h: Fábrica de Cultura Brasilândia

30/10, às 15h: Fábrica de Cultura Capão Redondo

31/10, às 15h: Fábrica de Cultura Jaçanã

Contos do terror

Sábado, 27/10 – às 14h30

Fábrica de Cultura Capão Redondo

5º Baile de Terror: Lendas Urbanas
Sábado, 27/10 – das 19h às 21h

Fábrica de Cultura Capão Redondo

 

2° Espantoso Encontro de Biblioparanormalologia

Terça-feira, 30/10 – às 15h

Fábrica de Cultura Jaçanã

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!