HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasMercado Manual chega à sétima edição no MCB com produtos sustentáveis

Mercado Manual chega à sétima edição no MCB com produtos sustentáveis

O evento conta com expositores de artesanato e gastronomia, shows e oficinas, nos dias 2 e 3 de dezembro

Com o objetivo de valorizar e estimular o trabalho do artesão contemporâneo, acontece a sétima edição do Mercado Manual no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Floristas Produções.

O evento, que contará com mais de 100 expositores, entre design, arte, moda, bem-estar e gastronomia, todos com trabalho autoral, oficinas e praça gastronômica, será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, sábado e domingo, das 10h00 às 20h00, com entrada gratuita.

“Nossa expectativa é continuar recebendo o público fiel e também novos visitantes para uma grande festa de Natal para a consagração de dois anos do Mercado Manual no MCB, oferecendo o melhor da curadoria da rede Manual”, comenta Daniela Scartezini, uma das fundadoras da Floristas Produções.

Selecionados por uma curadoria que busca produtos sustentáveis e produzidos em pequena escala, já passaram pelas sete edições da feira no Museu da Casa Brasileira mais de 700 expositores, entre designers, artesãos, shows e oficinas.

“O MCB, único museu do país voltado ao design e à arquitetura, valoriza iniciativas como o Mercado Manual, que cria oportunidade de acesso aos pequenos produtores e incentiva a produção artesanal e os empreendedores da economia criativa brasileira”, afirma Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.

Entre os expositores da sétima edição do Mercado Manual no Museu da Casa Brasileira estão: 

Vestuário, joias e acessórios:
3Jolie, A Mafalda, Agora Que Sou Rica, Air, Austral, Bia Losso, Bossa 374, Casa.mo, Catarina Mina, Chaman, Christina Cunalli Atelier, Comas, DE Araque, Estilo Barkoh, Feixe Acessórios, Fernanda Torquetti, Flats Exclusivas, Greta, Hayo Objetos, Helena Pontes, Iara Wisnik, Juliana Veinert, Laia Shoes, Laura Pereira, Linha na Pipa, Maria Eudoxia Mellão, Na Praia, Nart Estudio, Nathalia Sada, Panou, Piracaiana, Prisicila Pini, Santa e Nuvem, Shii, SHWE | The Wearable Library, Soulful, Tangerina Moon, Toda Cosinha, Voyage Voyage, Yes I Am;
Casa, arte e decoração:
Adriana Stolfi, Atelie Casulo, Atelier Casa Azul, Barini Design, BeStitchy, Casa Dobra, Cynhia Gyuru, DaHorta, Duo Solo, Estudio Carvão, Estudio Plume, Gypso, Il Casaligno, Ju Vomero, Julia Fontes, Juliana Bollini, Knot Artesanal, Luda Lima, Mangaio Eco, MOA, Noni SP, O Clube do Bordado, Paola Abiko, Patricia Carvalho, Popoke, Somassae Pottery, Umzerooito; Saúde e bem-estar:
Be.or, Boa Saboaria, Do Barbosa, Primeira Folha, Therapy;
Infantil:
Amapô Kids, Asas da Imaginação, Kom Ware, Nó & Nó, PetlikSlig, Pink é Punk, Tom Pepper; Gastronomia: Artesano, Mermeleia, Taste Me, Vitoria Paes;
Praça Gastronômica:
Banqueteria, Bar Manual, BICA – Torradores de Café, Caminhoneta Gourmet, Capitu, Capucine Cousine, Castelões, Dona Celina, Frida & Mina, Isidoro Chocolate, Lisboeta, Marroquena Couscous, Meraki, Naked, OCabral, Ruaa Food Truck, TukBurger, Uba FoodTruck.

Sábado, 2 de dezembro

– Durante todo o dia: Erê Lab empresa que desenvolve objetos lúdicos para participação das crianças no urbanismo.

OFICINAS

– Das 12h00 às 13h30: Oficina de Defumadores Naturais, com João Diel – Primeira Folha

O carismático João Diel, criador da marca Primeira Folha, vai ensinar os participantes a fazer o próprio defumador natural para deixar qualquer ambiente puro, cheiroso e descarregado.

– Das 14h30 às 15h30: Oficina de bordado, com o Clube de Bordado

Oficina de introducão às técnicas de bordado com o renomado Clube do Bordado.

– Das 16h30 às 18h: Oficina de Café Coado, com Daniel – OCabral 

Técnicas de preparo, com métodos usados no seu dia a dia, para aproveitar ao máximo o seu café feito em casa. Serão tratados temas como a qualidade dos grãos, processo e como preparar seu café preferido da melhor maneira, aproveitando ao máximo o que um bom grão de café pode oferecer.

SHOWS

– Das 13h00 às 14h00: Música| Guegué Medeiros

Formado em Licenciatura em Música pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), Guegué Medeiros é produtor e diretor musical em espetáculos e musicais. Tem participado de trabalhos e dividido o palco com artistas como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Lenine, Zeca Baleiro, além de já ter participado de festivais como Montreux Jazz Festival, Womad Singapura, Brazil Day Festival, entre outros.

– Das 15h30 às 16h30: Música | New Orleans Jazz Band

New Orleans Jazz Band toca, há 51 anos, o autêntico jazz tradicional e

Dançante. É um dos pouquíssimos grupos do gênero existentes no Brasil, e seu talento e fidelidade ao estilo musical são reconhecidos por todo o país e até mesmo no berço do jazz, os EUA. No repertório, temas da década de 20, que eram usadas como trilha sonora dos desenhos do pica pau, Tom e Jerry, entre outros.

– Das 18h00 às 19h00: Música | Diego Moraes

Conhecido pelo projeto Não Recomendados, o cantor e compositor Diego Moraes vem ganhando espaço e destaque na nova cena da música independente com sua elogiada voz. Diego Moraes ficou conhecido pelo grande público com a participação do Ídolos em 2009 e lançou o CD/DVD de releituras de clássicos da MPB, pela EMI. Com seu primeiro disco de músicas autorais que tem produção musical de Edu Capello, #ÉqueeuandodeÔnibus, o público se depara ironicamente em um cotidiano repleto de alegrias, problemas sociais e solidão, com esse dom de conviver sorrindo e dançando com toda essa antítese.

Domingo, 3 de dezembro

– Durante todo o dia: Erê Lab empresa que desenvolve objetos lúdicos para participação das crianças no urbanismo.

OFICINAS

– Das 11h00 às 12h30: Oficina de Cosméticos naturais, com Manu, Sal do Beija Flor

Nesta oficina, direcionada a todos que gostariam de apreender a produzir seu próprio cosmético, serão falados sobre os benefícios do uso de cosméticos sem elementos químicos, mais saudáveis e alinhados a um estilo de vida verde, um pouco de aromaterapia e onde comprar a matéria prima e os utensílios necessários. Além disso, os participantes farão algumas receitas da linha SAL DO BEIJA-FLOR, como Esfoliantes, Desodorante, Perfume Botânico, Lip Balm e aprenderemos a fazer um delicioso escalda pés.

– Das 14h30 às 16h00: Oficina Infantil de Pintura em banquinhos, com Ju Amora 

A artesã vai ensinar as crianças de 4 a 10 anos a pintar banquinhos de madeira com tintas atóxicas.

– Das 17h00 às 19h00: Oficina de Crochê, com Coletivo NaLã 

Os participantes terão contato com os primeiros passos para iniciar o trabalho de crochê: ponto baixo, ponto alto e ponto livre. E serão livres para criar.

SHOWS

– Das 13h00 às 14h00: Música | Ideograma – Daniel Grajew e Emílio Martins

A proposta do duo Ideograma é unir elementos musicais distintos, partindo das matrizes rı́tmicas brasileiras para criar zonas de interseção com a música indiana, búlgara, africana, além do jazz e da música erudita, com temas autorais e releituras de temas tradicionais no formato de música instrumental. O duo é formado por Emilio Martins nas percussões e Daniel Grajew no piano, teclado e acordeon.

– Das 15h30 às 16h30: Música Infantil | Trupe Pé de Histórias

A menina e seu amigo Mané Pipoca mergulham no mundo dos livros e letras. Juntos descobrem que as letras formam palavras, as palavras formam textos, textos fazem história e estas contam o que a imaginação quiser. É um mundo sem limites. A Trupe Pé de Histórias é um grupo de teatro e música, que tem como base de criação o jogo direto com a plateia. Eles misturam linguagens como música, circo, bonecos, sombras e mágica, comandando uma deliciosa aventura imaginativa. Criação e direção: Naya Sá e Tucci Fattore.

– Das 18h00 às 19h00: Música | Acatum

Grupo de percussão e vozes que tem como ferramenta principal a improvisação musical guiada por sinais que estabelecem o diálogo criativo entre os músicos e o regente. A música é construída através de um sistema de gestos corporais pré-estabelecidos para conduzir a criação coletiva. O grupo tem integrantes de diferentes países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Chile e Brasil, um caldo de culturas que resulta em uma sonoridade única e que incorpora diferentes linguagens, como as desenvolvidas por Fernando Barba (Barbatuques) no Brasil através da percussão corporal e o sistema de sinais criado por Santiago Vazquez, músico argentino e fundador do grupo “La Bomba del Tiempo”.

 

Sobre a rede Manual

A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site redemanual.com.br.

SERVIÇO:

Mercado Manual – 7ª edição

Dias 2 e 3 de dezembro, sábado e domingo, das 10h00 às 20h00

Entrada gratuita, sujeita à lotação

Realização: MCB e Floristas Produções

Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727

Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano

 

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada.
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acesso a pessoas com deficiência

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

 

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, além de uma agenda com debates, palestras e publicações que contribuem na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas do MCB, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal reconhecimento do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, cujo objetivo é resgatar e preservar a memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Sobre a rede Manual

A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site redemanual.com.br.

RelatedPost

Compartilhe!