HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMemorial homenageia SP com agenda cheia de atrações

Memorial homenageia SP com agenda cheia de atrações

Entre as opções estão: feira gastronômica, música, festa boliviana, escola de samba, bike tour e exposições de arte popular e contemporânea

A próxima semana será agitada no Memorial da América Latina, que vai comemorar os 464 anos da capital paulista com eventos para todos os gostos e idades. A programação começa na véspera do feriado, dia 24, com a Festa de Alasitas, um dos marcos da tradição boliviana que todos os anos reúnem no Memorial as comunidades de imigrantes dos países andinos. O destaque da festa é a cerimônia da benção das alasitas, como são chamadas as miniaturas que simbolizam os desejos materiais das pessoas.

No dia 25, a programação para agradar toda a família: o Festival do Pastel, que vai até domingo na Praça da Sombra, onde o público poderá degustar uma grande variedade entre salgados e doces de um dos quitutes mais consumidos pelos paulistanos. Este ano o festival, sempre muito concorrido, vai ainda escolher o melhor pastel do Memorial.

Foto: Divulgação

E a animação ficará por conta das apresentações do Talentos no Memorial, projeto de pocket shows musicais que dá espaço, vez e voz à diversidade musical de São Paulo.

Foto: Divulgação

E, entre um e outro pastel, o visitante pode apreciar a exposição de arte popular América Florida”, no Pavilhão da Criatividade, com entrada gratuita. Um pouco mais adiante, no Espaço Multiuso, Rá-Tim-Bum, o Castelo, a consagrada exposição que já reuniu mais de 750 mil visitantes, continua em cartaz no Memorial até o dia 4 de fevereiro com preços de R$10,00 a R$20,00.

O aniversário de São Paulo também marca o início de uma nova mostra de arte contemporânea na Galeria Marta Traba: “Scapeland: Território de Trânsito Livre”. São 46 artistas brasileiros que irão expor trabalhos relacionados à paisagem urbana.

Foto: Ana Paula Hirama / Divulgação

A agenda cultural do Memorial ganha mais um atrativo às 14h00 com a presença da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que, ao ritmo de samba-enredo, vai fazer o público dançar e acompanhar o desfile que seguirá do auditório Simón Bolívar até a Praça Cívica: ali, as baianas da escola farão a tradicional Lavagem da Mão, cerimônia que se repete pelo sexto ano consecutivo no Memorial.

Foto: Divulgação – Ensaio Escola Acadêmicos do Tucuruvi

À noite, se o fôlego permitir, o Memorial da América Latina ainda será o ponto de partida (e chegada) dos inscritos no São Paulo Bike Tour”. Os ciclistas farão um passeio pelos pontos turísticos e históricos da cidade.

Foto: São Paulo Bike Tour 2017

Festa de Alasitas – 2018

Data: 24 de janeiro de 2018 (quarta-feira)
Local: Praça Cívica