HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMemorial da América Latina lança publicações com artigos de pesquisadores bolsistas da instituição

Até o final deste ano, quatro publicações do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina estarão disponíveis no site do Memorial

O Memorial da América Latina, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), lança até o final do ano quatro publicações contendo artigos de bolsistas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina e do CBEAL. Os livros poderão ser baixados no site da instituição, no endereço: www.memorial.org.br/publicacoes.

Já está disponível para download Cadernos da Cátedra Vol II – Vidas em refúgio, que reúne os artigos dos bolsistas da Cátedra Memorial Unesco de 2021, sob orientação da profa. Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, da Unicamp. Faça o download da publicação neste endereço.

CBEAL Pesquisa I – Tradução e Interpretação Comunitária também já pode ser baixado no site do Memorial da América Latina. O livro reúne os artigos produzidos pelos bolsistas do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, em 2021, sob orientação da profa. Dra. Sabine Gorovitz e também dos professores que ministraram os seminários que compuseram o módulo I do curso de Formação de Tradutores e Intérpretes Comunitários, que ocorreu no mesmo período. Faça o download da publicação neste endereço.

A partir de dezembro, será lançado Cadernos da Cátedra Vol III – Ações culturais como facilitadoras de uma integração intercultural de pessoas em situação de refúgio no Brasil, que traz os principais resultados das pesquisas de cinco pesquisadores orientados pela pesquisadora-sênior do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha.

Durante a segunda quinzena de dezembro, será disponibilizada CBEAL Pesquisa, volume II: Migrações forçadas e refúgio na América Latina durante a pandemia de Covid-19. A publicação traz os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina em 2022, sob orientação da profa. Dra. Julia Bertino Moreira, da UFABC.

SOBRE AS PUBLICAÇÕES

Cadernos da Cátedra Vol II – Vidas em refúgio

Livro Cadernos da Cátedra, Volume II: vidas em refúgio, com o resultado das pesquisas desenvolvidas na Cátedra Memorial Unesco em 2021. A coletânea reúne os artigos dos bolsistas da Cátedra Memorial Unesco de 2021, sob orientação da profa. Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, da Unicamp e traz reflexões baseadas na captação de depoimentos de refugiados venezuelanos, afegãos e sírios, a partir das pesquisas realizadas pelos bolsistas para a produção de materiais audiovisuais que têm como tema o refúgio contemporâneo. O livro conta também com a colaboração de artigos de orientandos do programa de pós-graduação em Multimeios da Unicamp.

Disponível em: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Cadernos_catedra_vol_II_vidas_refugio_2021.pdf

Esta coletânea traz os principais resultados das pesquisas de cinco bolsistas a partir do projeto de pesquisa “Ações culturais como facilitadoras de uma integração intercultural de pessoas em situação de refúgio no Brasil”, orientado pela pesquisadora-sênior do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha. O objetivo central foi o de fomentar ações culturais capazes de promover uma integração intercultural entre pessoas em situação de refúgio no Brasil presentes em diferentes regiões do país, a saber: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Além disso, são apresentadas reflexões acerca dos desafios impostos pelos protocolos internacionais, histórica e politicamente estabelecidos, e seus limites na efetividade das ações que dão ênfase à securitização e não privilegiam práticas de integração intercultural, quando se trata de acolhimento de pessoas em situação de refúgio.

CBEAL Pesquisa I – Tradução e Interpretação Comunitária

A publicação CBEAL PESQUISA I – Tradução e interpretação comunitária reúne os artigos produzidos pelos bolsistas do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, em 2021, sob orientação da profa. Dra. Sabine Gorovitz e também dos professores que ministraram os seminários que compuseram o módulo I do curso de Formação de Tradutores e Intérpretes Comunitários, que ocorreu no mesmo período. Os artigos foram divididos em quatro partes: A interpretação comunitária como garantia de direitos dos povos indígenas no Brasil; a interpretação comunitária no contexto de refúgio no Brasil; narrativas e dramatizações como base para a formação do intérprete comunitário e os dos professores dos seminários de formação de tradutores e intérpretes comunitários.

Disponível em: https://memorial.org.br/cbeal_pesquisa_i-2021/

CBEAL Pesquisa II: Migrações forçadas e refúgio na América Latina durante a pandemia de Covid-19

O livro CBEAL Pesquisa, volume II: Migrações forçadas e refúgio na América Latina durante a pandemia de Covid-19 traz os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina em 2022, sob orientação da profa. Dra. Julia Bertino Moreira, da UFABC. Os artigos mostram reflexões a partir das pesquisas relacionadas aos temas: 1) Migrações e refúgio no Brasil e na América Latina na atualidade; 2) Impactos da pandemia de Covid-19 para migrantes e pessoas em situação de refúgio; 3) Políticas públicas voltadas à integração de migrantes e pessoas em situação de refúgio e 4) Migrantes e pessoas em situação de refúgio à luz das interseccionalidades.