HomeAssessoria ReleasesMemorial da América Latina abre inscrições para grupos interessados em participar do Encontro Nacional de Capoeira

Memorial da América Latina abre inscrições para grupos interessados em participar do Encontro Nacional de Capoeira

Evento Um Gesto de Liberdade celebra Dia da Consciência Negra reunindo todas as correntes da capoeira do Brasil

O Memorial da América Latina celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com o grande encontro de capoeira Um Gesto de Liberdade, que irá reunir todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição, shows e feira gastronômica.

Na Praça Cívica serão realizadas grandes rodas de capoeira, de todos os estilos: Regional, Angola e Contemporânea. Os interessados em participar das rodas devem se inscrever previamente por meio de um formulário (https://forms.gle/QtDc5QvNpGw1j3Y9A), até o dia 5 de novembro. As inscrições estão abertas a todos os grupos de capoeira do Brasil.

Em breve será divulgada a programação completa.

A Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, ainda sob regime escravista. Misturando em uma espécie de ritual, movimentos de artes marciais, dança e música, desenvolveu-se como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Por sua importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan, em 2008. Em 2014, a Unesco reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Serviço:

Um Gesto de Liberdade
20 de novembro, a partir das 10h
Praça Cívica | Portões 2 e 5
Inscrições: https://forms.gle/QtDc5QvNpGw1j3Y9A
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhe!