HomeAssessoria ReleasesMCB promove evento gastronômico na Virada Cultural 2019

MCB promove evento gastronômico na Virada Cultural 2019

Programação gratuita traz exposições e Urban Taste Cultura de Boteco, evento com alimentos, bebidas, produtos artesanais e palestras

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, participa da Virada Cultural 2019, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, nos dias 18 e 19 de maio, com entrada gratuita. Estarão em cartaz as exposições de curta duração ‘Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO’ e ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’ e as mostras de longa duração ‘A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado’ e ‘Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB’, além do painel expositivo ‘Pioneiros do Design Brasileiro – Percival Lafer’.

Durante a Virada Cultural 2019, o MCB promove o Urban Taste Cultura de Boteco, no dia 18, sábado, das 12h às 22h, e no dia 19, domingo, das 12h às 20h. Com a proposta de conectar o público com 12 botecos clássicos de São Paulo, mostrando sua importância para a Gastronomia, a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa, o evento contará com estandes de alimentação e bebidas, feira de produtos artesanais como queijos, geleias, tartes, cervejas, cachaças, doces e salgados, além de palestras e workshops sobre o universo da gastronomia de rua.

Os visitantes também poderão desfrutar dos sabores da casa brasileira no Restaurante Santinho MCB, comandado pela chef Morena Leite, e conferir as novidades da Loja Tororó, criação da designer Marisa Ota, em parceria com Renato Imbroisi e Eurico Ugaya, que traz o melhor da produção nacional de design industrial e autoral.

“O MCB é único museu do país voltado ao design e à arquitetura. Realizamos eventos como o Urban Taste Cultura de Boteco, que estimulam a economia criativa e promovem o contato direto do pequeno produtor com o consumidor final, e participarmos de outros como a Virada Cultural, que possibilitam divulgarmos nossa missão vocacional para outros públicos”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

PROGRAMAÇÃO

Urban Taste Cultura de Boteco

Dia 18, sábado, das 12h às 22h

Dia 19, domingo, das 12h às 20h

O Urban Taste Cultura de Boteco é promovido pelo MCB e organizado pelo jornalista Miguel Icassatti, idealizador e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, e especialista na cobertura de gastronomia e bares. O evento conta com 12 botecos clássicos da cidade, que ocuparão diversos espaços temáticos, como a Vila dos Botecos, que trará estandes de alimentação e bebidas, e o Armazém dos Botecos, uma feira com venda de produtos artesanais como queijos, geleias, tartes, cervejas, cachaças, doces e salgados. O festival tem entrada gratuita e apresenta palestras e workshops com profissionais especializados em gastronomia e bebidas.

 

Exposições em cartaz

Dia 18, sábado, das 10h às 22h

Dia 19, domingo, das 10h às 20h

 

Mostra de longa duração | A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado

A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, pelos os moradores originais da casa, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20.

Mostra de longa duração | Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB

Com curadoria do botânico Ricardo Cardim, o objetivo da exposição é apresentar ao público uma visão acerca do processo de avanço das áreas urbanas sobre a mata atlântica original e traz, em paralelo, peças do acervo do museu elaboradas com essas madeiras – hoje praticamente extintas.

Mostra de curta duração| Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Em associação com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, a exposição apresenta ao público o singular pensamento espacial de Ruy Ohtake, um dos principais arquitetos brasileiros. Por meio de maquetes, desenhos, croquis, fotografias e vídeos, o curador Agnaldo Farias concentra sua extensa produção de quase 60 anos num conjunto de 42 projetos.

Mostra de curta duração | Em Cartaz – design gráfico para eventos de design

A exposição apresenta uma retrospectiva histórica de cerca de 50 cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan.

Painel | Pioneiros do Design Brasileiro – Percival Lafer

Desde 2013, o Museu apresenta um painel-homenagem destacando a trajetória de personagens cuja atuação foi fundamental para a consolidação do campo do design no país. Este ano, temos um pequeno recorte cronológico de Percival Lafer, que permite visualizar a criação de peças que acabaram por integrar a memória da casa de muitos brasileiros, destacando também a diversidade de sua abrangência como designer.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO

Virada Cultural 2019 no MCB – Urban Taste Cultura de Boteco e exposições em cartaz

Dias 18 e 19 de maio

Sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 10h às 20h

Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!