HomeAssessoria ReleasesMCB lança livro ‘Pauliceia Melindrosa’ que retrata vida paulistana na década de 1920

MCB lança livro ‘Pauliceia Melindrosa’ que retrata vida paulistana na década de 1920

Resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais da historiadora Ebe Reale, a publicação traz uma análise do período histórico da cidade de São Paulo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, lança no dia 11 de maio, sábado, das 14h às 18h, o livro ‘Pauliceia Melindrosa’, de autoria da historiadora Ebe Reale. A obra, editada pela DBA Editora, é o resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais de época em que a profissional buscou um fiel retrato da vida paulistana na década de 1920. A entrada é gratuita.

A publicação, rica em imagens, conta com o prefácio escrito por José Renato Nalini, presidente da Academia Paulista de Letras, e traz uma análise do período histórico, bem como uma série de informações que são desconhecidas do grande público, detectadas nas notícias e anúncios de jornais pelo olhar da autora. “A preservação da memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado, mas tem o intuito principal de conservar sua identidade”, comenta Ebe.

As principais localidades da cidade de São Paulo, a população (que quase dobrou em uma década – pulou de 526 mil em 1919 para 847 mil em 1929), os meios de transporte e os primeiros automóveis, a educação e suas escolas, a saúde pública e os hospitais, os meios de comunicação, do jornal ao rádio, além da vida comercial da metrópole, aparecem descritos com detalhes e poderão auxiliar estudantes, pesquisadores, acadêmicos e curiosos aprofundando o conhecimento histórico da metrópole.

“O livro é uma documentação rica, que se insere na reflexão que faz o Museu da Casa Brasileira sobre as questões e hábitos urbanos que direcionaram a construção da cidade para o seu desenho atual”, finaliza Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Sobre Ebe Reale

Filha de Miguel Reale, um dos mais importantes juristas brasileiros, Ebe Reale é uma historiadora de renome com vasta contribuição para a história de São Paulo. Membro titular da cadeira de nº 40 da Academia Paulista de História, é autora de mais de dez livros, entre eles, Brás, Pinheiros e Jardins, três bairros, três mundos (1982), Menotti Del Picchia (1988), Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1997) e Colégio Dante Alighieri (2010). Foi professora da FAAP, do Instituto de Ensino Superior Castro Alves e da Universidade Gama Filho. É atual presidente da Fundação Nuce e Miguel Reale.

 Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!