HomeAssessoria ReleasesMCB e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘Ensino de Design e Arquitetura em tempos de pandemia’

MCB e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘Ensino de Design e Arquitetura em tempos de pandemia’

O bate-papo acontece na próxima terça-feira, 29/09, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Revista ArqXp, promovem uma roda de conversa virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB, no dia 29 de setembro, terça-feira, às 17h. O tema da discussão será: ‘Ensino de Design e Arquitetura em tempos de pandemia’. 

O bate-papo será mediado pelo arquiteto e professor da FAUUSP Gustavo Curcio e contará com a participação da docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Design, Teresa Riccetti; da professora da Escola da Cidade e da FAUUSP, Anália Amorim; e da professora dos cursos de Artes, Design, Moda e Arquitetura do grupo FMU/FIAM-FAAM, Eleida Pereira de Camargo.

Em abril de 2019, o CAU BR rejeitou o registro de bacharéis em Arquitetura e Urbanismo provenientes de cursos EAD (Ensino à distância). No entanto, diante da necessidade de isolamento social por conta da pandemia, a grande maioria das escolas de arquitetura adotou o chamado EED (Ensino Emergencial à Distância). Diante desta possível contradição, de que maneira o ensino remoto nos cursos de arquitetura e design tem sido conduzido? Com ênfase nas disciplinas práticas de projeto, como tem sido adaptado pedagogicamente o conteúdo? Quais heranças desse período ficarão para os modelos pedagógicos dos cursos de design e arquitetura? O que tem funcionado (ou não) em termos metodológicos? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas pelas professoras convidadas durante o bate-papo. 

 “Trata-se de uma importante reflexão que o Museu promove sobre as consequências da experiência coletiva com a pandemia, que deverão criar novas realidades, aqui pontuadas no caso especifico do ensino da arquitetura e do design”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB. 

SERVIÇO:

Roda de conversa virtual | ‘Ensino de Design e Arquitetura em tempos de pandemia’. 

Dia 29 de setembro, terça-feira

Horário: às 17h

Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB

Gratuito

Sobre Teresa Maria Riccetti

Docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso Design. Doutora em Ciências pela UNIFESP (2009). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1999); Bacharel em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (1989). No período de 1990/91 foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC). Aperfeiçoamento em Director Design pela Domus Academy, Milão (1992). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Design, da Fundação Armando Álvares Penteado no período de (1994-2016). É vice-líder do grupo de pesquisa: Design, Teoria e Projeto; atua nas áreas do design de produtos com ênfase no mobiliário e paisagem doméstica e design e ensino.

Sobre Anália Amorim

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1998). Livre Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora da Escola da Cidade e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, tecnologia, urbanismo, projeto arquitetônico, desenho urbano e ensino. Mantém atividades de projeto no seu escritório desde 1984. De 2002 a 2019 foi presidente da Associação Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Hoje dirige o Conselho Científico um dos cinco Conselhos que compõem a Associação. Organizou e coordena a pós-graduação lato sensu Conceber e Construir, na Associação Escola da Cidade.

Sobre Eleida Pereira de Camargo

Graduada em Design pela FAAP, mestre pela FAUUSP, doutora pela UNIFESP e pós-doutora pela FAU USP onde concluiu pesquisa sobre Neurestética aplicada ao Design da Informação. Eleida foi indicada ao prêmio CAPES de teses pelo trabalho desenvolvido no doutorado e é membro do corpo editorial da Revista Neurociências. Premiada na XXII Anual de Artes Plásticas e Visuais do Museu de Arte Brasileira e no Concurso de Criação e Design de Brinquedos (ABRINQ/ FAUUSP). Professora universitária há 20 anos, tem diversos artigos publicados na área e é co-autora dos livros “Design de Embalagem: do Marketing à Produção” (Novatec); “Embalagens: Materiais, Processos, Máquinas e Sustentabilidade” (Prêmio Embanews), “Better Packaging, Better World” (Instituto de Embalagens) e Neurologia (UNIFESP/Manole). Atualmente vinculada à graduação e pós-graduação dos cursos de Artes, Design, Moda e Arquitetura do grupo FMU/FIAM/FAAM.

Sobre Gustavo Curcio (Mediador)

Arquiteto (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Design e Arquitetura, Gustavo Curcio possui experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação/publicidade. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de Design de Revistas, Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foi designer gráfico, editor de arte, editor de fotografia, diretor de arte e diretor de redação na Editora Abril, na RMC Editora (branded content), Magu Comunicação Integrada e Content XP Comunicação. Elaborou os projetos gráficos e editoriais do Jornal Diário de São Paulo (2011), Anuário do Governo do Estado de São Paulo (2010), Revistas AnaMaria e Minha Casa (2004 a 2010), Avon Cosméticos, Scania Latin America, SAAB e Toyota. Desenvolveu projetos de embalagens para a Fischer Brasil (multinacional alemã). Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Desenvolveu arquitetura digital de aplicativos (apps), sites e plataformas eletrônicas, bem como vídeos e animações para Glebba Investimentos, Scania Latin America, BTB Telecom, dentre outras empresas. É autor dos seguintes livros: História Revista (Aner, 2011), Madeira: matéria-prima para o Design (Senai, 2014), Antonio De Mitry: na prática, a teoria é outra (Senai, 2014) e Sandra Fóz Décor Tables (MAGU, 2015).

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias. 

SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727 

Compartilhe!