HomeAssessoria ReleasesMCB abre, em agosto, a exposição ‘Indústria Artesanal – atelier oï’

MCB abre, em agosto, a exposição ‘Indústria Artesanal – atelier oï’

Para apresentar o trabalho do escritório suíço atelier oï, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, inaugura no dia 25 de agosto, sábado, às 14h, com entrada gratuita, a mostra ‘Indústria Artesanal – atelier oï’ com curadoria de Albrecht Bangert, especializado em exposições de design e arquitetura.

Realizada na sequência da retrospectiva dos 27 anos do atelier oï, recentemente exibida no Museum Fur Gestaltung, em Zurique, a nova mostra do MCB traz um retrato de possibilidades técnicas e uso de materiais na concepção de produtos bem-sucedidos como respostas a demandas de ampla penetração no mercado global e de luxo.

Os sócios do escritório suíço, Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond, trabalham para diversas marcas conhecidas mundialmente no campo do design, desde a concepção de produtos, arquitetura de interiores, cenografia, até arquitetura. Criado em 1991, o atelier oï alcançou maior reconhecimento

ao criar um cabideiro, que vendeu mais de quatro milhões de unidades e também após participar da mostra nacional suíça Arteplage Neuchatel Expo.02, em 2002.

O conhecimento técnico, associado à experimentação e à manipulação dos materiais, é visível na parceria na parceria estabelecida há três anos, junto à Prefeitura de Gifu, no Japão, região de tradições ancestrais e centro de artesãos japoneses. O escritório redesenhou produtos a partir das técnicas historicamente utilizadas na arte para a fabricação e uso do papel, da madeira, do metal para cutelaria e da cerâmica tradicional. Outro exemplo é a série “Objetos nômades”, em que o trabalho manual realizado com tiras de couro permitiu a concepção de novas peças que resgatam a memória da marca por meio de elementos reaproveitados do processo de produção tradicional.

“A exposição marca um capítulo de caráter experimental relevante no importante do universo da arquitetura e do design contemporâneos. O Museu apresentará ao público estes caminhos existentes na produção de objetos, feitos com liberdade criativa e perfeição técnica unindo alta tecnologia fabril e o conhecimento do trabalho manual”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Parceiros e apoiadores – Artemide, Atec Original Design, bangert projects UG, BOOMSPDESIGN, Cidade de Mizunami, Cidade de Seki, Cidade de Tajimi,

Cidade de Toki, Conseil du Jura bernois, Consulado Geral da Suíça, DW! São Paulo Design Weekend, Foscarini, Fujiwara Kanefusa XXVI, Hasegawa Cutlery, Hida Sangyo, HOUSEN-GAMA, Kashimo Forest Associations, Koubei-Gama, Laufen, Louis Vuitton, Miyama, Nespresso, Ozeki&co, Prefeitura de GIFU, Promotion économique du canton de Berne, Swiss Arts Council Pro Helvetia, Thomas Merlo & Partner AG, USM.

Programação paralela

Boom SP Design 2018

27 de agosto, segunda-feira, às 16h45

Designer do ano – Homenagem ao atelier oï

Lounge Bienal – Parque Ibirapuera

Palestra – De objetos aos espaços: A experiência do atelier oï da Suíça

Com Aurel Aebi

28 de agosto, terça-feira, às 19h

Atec Original Design

Av. Faria Lima, 1.800, 10º andar

Sobre o atelier oï

O atelier oï tem se esforçado para dissolver barreiras entre gêneros e fomentar a criatividade interdisciplinar por 27 anos. Ao longo de suas realizações, arquitetura, design e cenografia se entrelaçaram em escala internacional. Transdisciplinaridade, espírito de equipe e um relacionamento íntimo com o material são os seus lemas. Nascidos de uma afinidade intuitiva e emocional com o ato de moldar diferentes materiais, seus projetos foram reconhecidos em todo o mundo. Entre experimentação, intercâmbios culturais e eventos dedicados às suas criações, eles projetam para Artemide, B & B Itália, Bulgari, Foscarini, Louis Vuitton, Moroso, Passoni, Pringle da Escócia, Röthlisberger, USM, Victorinox, Rimowa e muitos outros.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Abertura da exposição Indústria Artesanal Atelier Oï

Dia e Horário: 25 de agosto, sábado, das 14h às 18h

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local