HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesMauricio de Sousa lança obras de Monteiro Lobato em quadrinhos na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Mauricio de Sousa lança obras de Monteiro Lobato em quadrinhos na Biblioteca Parque Villa-Lobos

No ano em que a obra de Monteiro Lobato entra em domínio público, Maurício de Sousa e a Turma da Mônica lançam Narizinho Arrebitado e O Sítio do Picapau Amarelo pela Girassol Brasil Edições. Para celebrar a iniciativa, Mauricio de Sousa e Regina Zilberman vão estar na Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no dia 4 de maio (sábado), às 15h, para um bate-papo com leitores.

O evento é gratuito e aberto ao público. Serão distribuídas 185 senhas no dia, por ordem de chegada. Assim, é importante chegar cedo e se planejar para garantir um lugar.

O encontro conta ainda com o apoio e patrocínio da Fundação Dorina Nowill, que vai levar crianças com deficiência visual para participar. Maurício vai desenhar alguns personagens, que serão impressos em um equipamento de relevo tátil, especialmente para elas.

Nas duas obras, aventuras sem fim dominam as páginas, com os personagens de Monteiro Lobato sendo interpretados pela Turma da Mônica.

Sobre Maurício de Sousa – Nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Aos 19 anos, mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre Regina Zilberman – Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorada em Romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Seus estágios de pós-doutorado foram realizados na University College (Inglaterra) e na Brown University (Estados Unidos). É professora adjunta do Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Autora de diversas obras, entre elas Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2014) e Literatura infantil brasileira: uma nova outra história (2017), é uma das maiores especialistas brasileiras em Monteiro Lobato.

Sobre a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa – Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de três mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e cheiro, que encantam crianças e jovens. Com muita responsabilidade e dedicação, a editora busca constantemente se renovar e ter sempre em seu catálogo obras com as mais modernas tecnologias do mundo gráfico a favor do estímulo à leitura. São mais de 120 títulos ao longo de 11 anos de parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Produções.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP.

Tel.: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bvl.org.br/

Bate-papo com Mauricio de Sousa e Regina Zilberman sobre a obra de Monteiro Lotado na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Evento: dia 04/05 (sábado), às 15h.

Gratuito.

Lotação máxima de 185 pessoas no local. Serão distribuídas 185 senhas no dia do evento, por ordem de chegada.

Somente poderá participar quem estiver com senha. A senha não dá direito a foto e/ou autógrafo dos palestrantes.

Compartilhe!