HomeAssessoria ReleasesMaio contará com lives, vídeos de especialistas e nova exposição virtual no Museu do Café

Maio contará com lives, vídeos de especialistas e nova exposição virtual no Museu do Café

Patrimônio cultural de Santos promoverá amplas programações,  abordando preparo da bebida, acervo, pesquisa e mais

Como nova exposição no site, eventos colaborativos e pautas variadas para transmissões ao vivo, a agenda do Museu do Café em maio está repleta de ações online, idealizadas como parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Todas as atividades acontecem no ambiente virtual, seja na página oficial ou nas redes sociais do MC, e têm adesão gratuita.

Mercado Coffee

8 a 17 de maio

O projeto piloto do Mercado Coffee foi lançado em outubro do ano passado, em comemoração ao Dia Internacional do Café. Na feira, realizada no edifício da antiga Bolsa Oficial, mais de 20 expositores de grandes e pequenas marcas ligadas ao grão tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos aos visitantes do Museu. A atração contou com uma lista variada de artigos, como bolsas de juta, cosméticos, cervejas artesanais, métodos de preparo, bebidas gourmet, cerâmica e outros.

Buscando levar um pouco dessa experiência para as pessoas em casa, o MC oferecerá a versão online dessa iniciativa entre 8 e 17 de maio. Os consumidores que desejarem encontrar boas referências de itens relacionados ao cafezinho terão a chance de conferir listas, promoções e mais.

Museum Week

11 a 17 de maio

Iniciativa internacional que ocorre anualmente desde 2014, a Museum Week visa divulgar instituições culturais e museus de diversos países em um grande evento virtual nas redes sociais. Com duração de uma semana, a proposta é que os equipamentos promovam publicações ligadas aos temas pré-estabelecidos. Em 2020, algumas das pautas incluem: #heroesMW, #CultureInQuarantineMW e #climateMW.

O Museu do Café participará com postagens no Facebook, Instagram e Twitter, ampliando ainda mais o contato com os seguidores, incentivando a interação e fomentando a disseminação da cultura preservada nesse e em outros patrimônios do mundo.

Semana Nacional de Museus

18 a 24 de maio

Para este outro período de celebração da cultura brasileira, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MC adaptou um leque de atrações especiais para o ambiente online. No projeto “Vozes da Memória”, os visitantes virtuais são convidados a enviarem depoimentos via áudio do WhatsApp sobre o tema “o que o acervo do Museu desperta em você?”. Após o recolhimento dessas contribuições, que ocorrerá ao longo do mês, uma coleção de vídeos e trechos transcritos desses envios será disponibilizada nas redes sociais em 23 de maio.

Os interessados em aderir podem entrar em contato pelo (13) 99719-4173.

Ainda na Semana Nacional de Museus, os pesquisadores da instituição, Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, ministração uma live no Instagram @museudocafe, no dia 22, às 19h, sobre a elaboração de projetos de história oral.

Inauguração da exposição virtual “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”

20 de maio

Entre 2018 e 2019, a mostra temporária “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café” foi um dos grandes destaques das áreas expositivas do Museu. Com depoimentos de catadeiras – mulheres que realizavam a separação manual dos grãos –, trechos de notícias de jornais e outros elementos, o público pôde entender o papel essencial que essas personagens desempenharam na cadeira produtiva do grão.

A partir de 20 de maio, todo esse conteúdo será convertido para uma exposição virtual, que destacará, mais uma vez, as vozes, memórias e experiências das jovens e adultas que contribuíram com o desenvolvimento da trajetória do café. Além disso, a experiência terá como complemento um jogo educativo baseado no mesmo tema.

Dia Nacional do Café

24 de maio

Uma das grandes datas ligadas à cultura do café, o dia que marca a celebração nacional dessa bebida ganhará uma série de atrações no site e nas redes sociais do Museu. A partir de vídeos com especialistas da área de barismo, o público poderá conhecer melhor os produtos das cinco regiões brasileiras, bem como métodos de preparo tradicionais e harmonização com comidas, doces e aperitivos. 

Representando o Norte, Bruno Reis Wariss é proprietário da Alquimista Cafés e organizador de campeonatos no Estado. Seguindo para o Nordeste, a Lidiane Santos, mestre de torra avançada e professora universitária da disciplina “Chá e café”, dará voz às características locais. Descendo no mapa e chegando ao Centro-Oeste, a primeira mulher a ganhar o campeonato de Aeropress no Brasil em 2019, Juliana Félix Nunes, ficará encarregada de falar tudo sobre essa região. Já no Sul e Sudeste, os porta-vozes incluem, respectivamente, Léo Moço (tetracampeão brasileiro de barismo) e Thiago Sabino (sócio da Sensory Coffee Roasters, onde também é responsável pela qualidade dos cafés).

O barista do Centro de Preparação de Café, Hallyson Ramos, que ministra os cursos básicos e avançados, também estará presente na programação, por meio de duas lives no Instagram. Às 12h, dicas envolvendo o preparo caseiro do cafezinho ganham destaque, já às 16h, o assunto é a criação de latte art – desenhos decorativos feitos a partir do leite – em casa. 

Outras novidades

Ainda no mês de maio, o Museu do Café lança o curso de conservação preventiva em Museus, Arquivos e Bibliotecas (dia 15) e a ação “Falando de Café”, que divulga comentários de especialistas sobre diferentes áreas do setor. O conteúdo será apresentado no canal do Youtube do Museu.

Mais informações sobre o workshop devem ser solicitadas por meio do e-mail inscricao@museudocafe.org.br

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

museudocafe.org.br 

Compartilhe!