HomeAssessoria ReleasesLonga O menino que descobriu o vento é tema de debate do próximo #CineCiência

Longa O menino que descobriu o vento é tema de debate do próximo #CineCiência

Filme baseado em história real de um jovem do Malawi que desenvolve uma inovadora turbina de vento ganha debate online no dia 12 de julho, domingo. Público pode participar pelo canal do MIS no YouTube

O #CineCiência, tradicional programa do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre um filme em longa-metragem de variados gêneros, ganha mais uma edição online na programação do #MISemCasa. Desta vez O menino que descobriu o vento/The Boy Who Harnessed the Wind (Dir. Chiwetel Ejiofor, 2019, EUA/Malawi/França/Reino Unido, 1h53, 12 anos, disponível na Netflix), é o tema da live que acontece no domingo, 12 de julho, às 17h no canal do MIS no YouTube

William Kamkwamba tinha 14 anos quando construiu a primeira turbina eólica para bombear água para o cultivo  de alimentos no seu vilarejo, no Malawi, um dos países mais pobres da África. Dirigido por Chiwetel Ejiofor, O menino que descobriu o vento é baseado na autobiografia de Kamkwamba, The boy who harnessed the wind, publicada em 2009. O longa, filme original da Netflix, não será exibido, mas continua em cartaz na plataforma de streaming. 

O debate, mediado por José Luiz Goldfarb – curador do projeto – conta com a participação de Bárbara Carine Soares Pinheiro (mãe, militante negra, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela UFBA/UEFS, docente da UFBA e idealizadora da Escolinha Maria Felipa) e do professor, pesquisador, palestrante e articulista da revista Raça Brasil Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume)


O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

CONVIDADOS

COORDENADOR/CURADOR

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

DEBATEDORES

Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra, nordestina, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Atualmente é professora adjunta e vice-diretora do instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA). Idealizadora e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa. Autoras de vários livros, o mais recente, @DESCOLONIZANDO_SABERES: MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA Editora: Livraria da Física. 

Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume) atua na área de ensino desde 1999. É docente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, pesquisador, palestrante e articulista da revista Raça Brasil. Escritor do livro Gênios da Humanidade – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente (Editora DBA, 2017). O livro fala sobre a população negra e a sua produção científica, tecnológica e inovadora milenar, que nos foi negada pela educação brasileira eurocêntrica. Possui graduação (2003), licenciatura (2004) e mestrado em História Social (2009) pela Universidade de São Paulo e teve como orientador o professor doutor Horacio Gutiérrez do DH da FFLCH-USP. O tema da dissertação de mestrado foi: População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. É alumni da International Fellowships Program – IFP (Fundação Ford).

S e r v i ç o

#cineciência| Debate: ao vivo o menino que descobriu o vento

12 de julho, às 17h, no canal do youtube do mis

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!