HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasLivro sobre patrimônio será lançado no Memorial da Resistência

Livro sobre patrimônio será lançado no Memorial da Resistência

Evento será no dia 22 de novembro, às 10h00; obra conta com artigo de especialista do SISEM-SP

O patrimônio visto por diferentes olhares e percepções. Esse é o foco do livro “Latin American Heritage – Interdisciplinary Dialogues on Brazilian and Argentinian Case Studies”, que será lançado dia 22 de novembro, às 10h00, no auditório do Memorial da Resistência de São Paulo, na capital paulista.

Editado pela Springer, uma das principais editoras de estudos acadêmicos do mundo, a obra conta com organização das especialistas Fabiana Lopes da Cunha, Marcilene dos Santos (ambas da Unesp) e do argentino Jorge Rabassa (do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET).

Além de artigos que analisam o patrimônio sob os tradicionais ângulos da História e Arquitetura, a obra reúne 14 pesquisadores que também consideram outros aspectos a serem abordados, como os arqueológicos, naturais, etnológicos, artísticos e industriais.

“Este livro discute se os melhores critérios realmente foram usados e se foram feitas as escolhas corretas desses fragmentos a serem documentados. Se, de fato, tais fragmentos que chamamos de patrimônio são verdadeiramente os que devem ser apreciados por nossa memória. E, usando como evidência estudos de caso, quão diversas e valiosas são estas heranças e quais delas estão relacionadas aos sulcos da memória global ou local”, refletem os organizadores no prefácio da edição – lançada inicialmente em Londres, Inglaterra, pela “The Latin American Studies Book Series”.

Para isso, foram compilados quatro temas principiais:
1) tradições, conhecimento e patrimônio intangível;
2) patrimônio arqueológico;
3) paisagens e patrimônio natural;
4) patrimônio industrial e ferroviário. Esse último capítulo conta com o artigo “Museus from São Paulo and Railroad Memory”, escrito pelo diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) da Secretaria da Cultura do Estado, Davidson Kaseker.
“Debater o patrimônio é também debruçar-se sobre a construção da memória coletiva. Por isso, a variedade de abordagens mostra-se singularmente apropriada, pela abrangência disciplinar e riqueza de análise do objeto de estudo e, assim, torna-se referência aos estudiosos e profissionais do setor”, observam os organizadores da obra.
Os textos que compõem a publicação foram originalmente apresentados no “I Simpósio Patrimônios: Cultura e Sociedade no Século XXI”, realizado em junho de 2015 na Unesp/Campus de Ourinhos – com apoio da própria universidade, além da Facesp e Capes.
A obra, ainda sem tradução para o português, pode ser adquirida no site da editora Springer (www.springer.com).

SERVIÇO

Lançamento do livro “Latin American Heritage – Interdisciplinary Dialogues on Brazilian and Argentinian Case Studies”

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo (auditório)
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo-SP
Data e horário: 22 de novembro, às 10h00
Entrada gratuita

RelatedPost

Compartilhe!