HomeAssessoria ReleasesLive #VamosDeMúsica terá bate papo sobre orquestras, com Nelson Rechdan, Julio Possette e André Sanches

Live #VamosDeMúsica terá bate papo sobre orquestras, com Nelson Rechdan, Julio Possette e André Sanches

Formação e desenvolvimento será o foco da live promovida pela Sustenidos nesta sexta-feira (19/6)

Orquestras do Projeto Guri – formação e desenvolvimento é o tema da live promovida pela Sustenidos nesta sexta-feira (19), às 15 h, no Facebook da Instituição. O bate-papo terá a participação de Nelson Rechdan, bacharel e licenciado em música; e André Sanches, violinista e regente; com mediação de Julio Possette, professor de violoncelo na Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” e supervisor educacional de cordas friccionadas no Projeto Guri. Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro.

Possette foi professor em Festivais de música em Campo Grande, Três Lagoas, Marília e Presidente Prudente, e nos Festivais de Ourinhos, enquanto lecionava violoncelo na Escola Municipal de Música. Tocou com Orquestras como Osuel e Osuel Jovem, Orquestra Filarmônica Unicesumar, como chefe de naipe na Municipal de Campo Grande, Ourinhos, Marília e Presidente Prudente. Possui especialização musical na Universidade Estadual de Londrina e conclusão de especialização em linguagens musicais na Universidade do Oeste Paulista.

Nelson é bacharel e licenciado em música. Tocou com a Orquestra Sinfônica de Santo André, chefiou o naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, acompanhando artistas renomados, além do Balé Mariinsky da Rússia. Com a Banda Sinfônica de Taubaté foi Vice Campeão no Open Europa 2015, na Alemanha; e Vice Campeão Mundial no WAMSB World Championship 2015, na Dinamarca. É diretor do Instituto para o Apoio e Formação Artística e Musical de São José dos Campos, supervisor educacional do Projeto Guri e mestrando em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais atuando como pesquisador na área de educação musical.

Sanches estudou violino e regência com professores de renome internacional e cursou o bacharelado em violino na Universidade de Campinas. É regente e professor de violino em festivais de música como o Festival Música na Serra, em Lages (SC); e festival de Presidente Prudente. Em Poços de Caldas, no festival Música nas Montanhas, é professor assistente na classe de regência do maestro Jean Reis. Além disso, trabalha como coordenador artístico pedagógico no Projeto Guri, no Instituto Baccarelli, como professor de violino e regente; e no núcleo de música de Barueri como professor de violino e violinista do Quarteto de Cordas de Barueri.

A ação “#VamosDeMúsica” é uma campanha realizada pela Sustenidos que tem como intuito trazer conteúdos culturais diversificados e, com isso, promover, com excelência, o desenvolvimento humano de gerações em formação. Com a iniciativa, a organização pretende, ainda, mostrar o resultado dos programas que administra, como Projeto Guri, Festivais Imagine Brazil e Ethno Brazil e o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange).

Além da participação de alunos e ex-alunos do Projeto Guri, e profissionais da Sustenidos, também há participação de diversos artistas. As lives acontecem todas as quartas e sextas-feiras, às 15h, na página do Facebook da Sustenidos.

Para conferir as exibições anteriores ou ficar por dentro das próximas acesse: https://www.sustenidos.org.br/vamosdemusica/

Serviço: Live “Orquestras do Projeto Guri – formação e desenvolvimento”

Horário: 15h Página: https://www.facebook.com/Sustenidoscultura/

Conheça a Sustenidos

A Sustenidos Organização Social de Cultura – referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação música – é responsável pelo Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), e administra desde 2004 o Projeto Guri (maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo). Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Organização é vencedora do Prêmio internacional YAMA Awards, na categoria Voto Popular (2013); prêmio de Ordem do Mérito Cultural, concedido ao Projeto Guri pelo presidente da República (2003); prêmio Multicultural Estadão, ao Projeto Guri, na categoria Melhor Projeto de Fomento à Cultura do Ano (2000). Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Contribua você também: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Projeto Guri

Maior programa sociocultural brasileiro oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Mais de 820 mil crianças e jovens foram beneficiados pelo programa em 25 anos. Atualmente, atende cerca de 50 mil alunos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Só em 2019, o Projeto Guri impactou mais de 580 mil pessoas dentre familiares e público em geral.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; Banco Votorantim; VALGROUP; Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Compartilhe!