HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesLiteratura periférica, patrimônio afro-paulistano e historiografia do cinema integram os cursos da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

Literatura periférica, patrimônio afro-paulistano e historiografia do cinema integram os cursos da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

Formações on-line estão com as inscrições abertas pelos sites dos museus

A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade – integrantes da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis – abrem as inscrições para os cursos on-line de fevereiro e março nos respectivos sites das instituições. Confira alguns destaques.

O museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura oferece dois cursos na área da literatura. Em Escrever o corpo, editar a paisagem cada participante pode se valer da experiência de longo período de isolamento social, que deve se estender por 2021, e do repertório de poemas e obras visuais que serão apresentados durante as aulas, como “motores” para imaginar a paisagem com a qual se identifica. A ideia é trabalhar com textos como extensão dos corpos, ou seja, um corpo que se projeta na paisagem e que pode ser a própria paisagem de referência, e desenvolver textos a partir dessa experiência.

Os encontros estão marcados para os dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Google Meet. A inscrição segue aberta neste link: https://bit.ly/2LImiZ4. Reynaldo Damazio, editor, crítico, autor e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, e Julia Bac, poeta e mestre em Arte e Patrimônio pela Universidade de Maastricht (Holanda) estão à frente das aulas.

Em março, Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa, graduado em História e mestre em Estudos Culturais, ambas formações pela Universidade de São Paulo (USP), ministra as aulas do curso A Literatura produzida no contexto dos saraus e slams na periferia de São Paulo, nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, das 19h às 21h. Também pelo Google Meet, o curso está com a inscrição aberta neste link: https://bit.ly/2XROM5e.

O curso aborda o movimento literário surgido no século XXI, tendo o Hip Hop como elo fundador nos anos 1990. Uma escrita que expressa uma dobra na literatura contemporânea, quando as pessoas de comunidades periféricas passam de personagens a autoras das narrativas. Entre os temas estão: o periférico como elemento da cultura popular urbana; literatura marginal x literatura periférica; os saraus e suas coletâneas; o surgimento dos slams e das editoras das periferias; o fomento público e a relação com o mercado editorial. Em cada encontro, são analisadas obras de autores e autoras representativos(as) do movimento.

A cultura afro-paulistana e uma série de artigos de Mário de Andrade para a mídia impressa são focos dos cursos da Casa Mário de Andrade.

Participantes do grupo de estudos Patrimônio Afro-Paulistano têm a oportunidade de conhecer a importância das principais manifestações culturais realizadas por afrodescendentes e seus representantes que permeiam os bairros da Liberdade, Bixiga, Brás e Barra Funda, na cidade de São Paulo. As aulas ocorrem pelo Google Meet nos dias 3, 10 e 24 de fevereiro, quartas-feiras, das 19h às 21h. A inscrição está aberta por aqui: https://bit.ly/2KpgjaQ.

Cada encontro se volta para uma abordagem: dos batuques ancestrais à urbanização da cultura afro-paulistana; territórios negros e a formação do patrimônio cultural na cidade de São Paulo; os quilombos urbanos de resistência afro-paulistana. A coordenação é de Tadeu Kaçula, sambista, pesquisador, sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), mestrando em Mudança Social e Participação Política pela USP, articulador nacional da Nova Frente Negra Brasileira (NFNB) e fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico. Em 2019, lançou o livro Casa Verde – Uma pequena África paulistana.

Mário de Andrade e jornalismo: mestres do passado 100 anos é uma atividade que pretende oferecer um panorama da série de artigos “Mestre do passado”, escritos por Mário de Andrade para o Jornal do Comércio em 1921, no qual o escritor organiza críticas ao movimento literário parnasianismo, às vésperas da Semana de Arte Moderna de 1922. Pedro Fragelli, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP e pós-doutorando pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, ministra as aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h. A inscrição está aberta: https://bit.ly/3sy2iJc.

A Casa Guilherme de Almeida traz cursos com foco na sétima arte. Em Memórias de um fã: a história do cinema segundo Guilherme de Almeida, Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP, escritor e crítico audiovisual, apresenta a evolução do cinema desde a lanterna mágica até o “Star System” de Hollywood por meio da série de crônicas intitulada “Memórias de um fã”, de autoria de Guilherme de Almeida. A formação, via Zoom, está agendada para os dias 3, 10, 17 e 24 de fevereiro, quarta-feira, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas por aqui: https://bit.ly/3qvGoo3.

No auge da carreira como crítico de cinema para o jornal O Estado de S. Paulo, Guilherme de Almeida escreveu a série “Memórias de um fã”, em que o poeta trouxe suas lembranças de cinéfilo desde a infância, em Campinas, até os anos 1930, também contando a própria história evolutiva do filme, até a chegada do som. O objetivo é destacar a contribuição do patrono do museu para a historiografia do cinema na época em que o assunto ainda não figurava como tema prioritário da crítica especializada, além de marcar os cinco anos do lançamento de Cinematographos de Guilherme de Almeida: Antologia da crítica cinematográfica, livro organizado por Donny Correia e Marcelo Tápia para a Editora Unesp.

Correia também ministra as aulas de O que Chaplin não falou, disponíveis entre 15 de fevereiro e 15 de março pela plataforma Hotmart. A inscrição segue aberta: https://bit.ly/2XQGjyX. Este curso mostra um panorama da carreira de Charles Chaplin, com destaque para as soluções que utilizou para compensar a resistência ao uso da voz. Seu apuro narrativo essencialmente visual apresentou um salto qualitativo poucas vezes observado em artistas que precisaram se reinventar. Este e outros aspectos contextualizados com a chegada do cinema sonoro, em 1927, fazem parte dos encontros.

A estética é uma disciplina que reflete sobre as manifestações de sentido avaliadas como manifestações artísticas. Nessa linha, o curso Introdução à estética do cinema consiste em estudar os filmes como mensagens artísticas, além de apresentar os conceitos teóricos “gerais” sobre a estética cinematográfica a cinéfilos que desejam aprimorar o próprio exercício de análise e interpretação de filmes.

As aulas acessíveis pela Hotmart, também no período de 15/02 a 15/03, são ministradas por Lívia Nonato, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora de programação cultural da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Pessoas interessadas devem se inscrever por aqui: https://bit.ly/39IvX9Z.

SERVIÇO

CURSOS:

 

CASA DAS ROSAS – ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

 

ESCREVER O CORPO, EDITAR A PAISAGEM

Com Reynaldo Damazio e Julia Bac

Terças-feiras, 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, das 19h às 21h

Inscrição: até 2/02 – https://bit.ly/2LImiZ4

Plataforma: Google Meet | 200 vagas | Faixa etária: livre

Emissão de certificado digital aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência

A LITERATURA PRODUZIDA NO CONTEXTO DOS SARAUS E SLAMS NA PERIFERIA DE SÃO PAULO

Com Antonio Eleilson Leite

Terças-feiras, 2, 9, 16 e 23 de março, das 19h às 21h

Inscrição: até 2/03 –  https://bit.ly/2XROM5e

Plataforma: Google Meet | 200 vagas | Faixa etária: livre

Emissão de certificado digital aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência

—-
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://casadasrosas.org.br/agendamento-e-normas-de-visitacao/

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casadasrosas.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.

Programação gratuita

CASA MÁRIO DE ANDRADE

PATRIMÔNIO AFRO-PAULISTANO

Com Tadeu Kaçula

Quartas-feiras, 3, 10 e 24 de fevereiro, das 19h às 21h
Plataforma: Google meet | 250 vagas | Faixa etária: livre

Inscrição: até 3/02 – https://bit.ly/2KpgjaQ

Emissão de certificado aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência na atividade.

 

MÁRIO DE ANDRADE E JORNALISMO: MESTRES DO PASSADO 100 ANOS

Com Pedro Fragelli

Quintas-feiras, 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Google meet | 250 vagas | Faixa etária: livre
Inscrição: até 4/02 – https://bit.ly/3sy2iJc

Emissão de certificado aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência na atividade.

——
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br; educativo@casamariodeandrade.org.br

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://www.casamariodeandrade.org.br/planeje-sua-visita

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casamariodeandrade.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita


CASA GUILHERME DE ALMEIDA

 

MEMÓRIAS DE UM FÃ: A HISTÓRIA DO CINEMA SEGUNDO GUILHERME DE ALMEIDA

Com Donny Correia

Quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de fevereiro das 19h às 21h

Plataforma: Zoom | 300 vagas | Faixa etária: a partir de 16 anos

Inscrição: até 1º de fevereiro – https://bit.ly/3qvGoo3

Emissão de certificado aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência na atividade.

O QUE CHAPLIN NÃO FALOU

Com Donny Correia

Período de disponibilização das aulas: de 15 de fevereiro a 15 de março

Plataforma: Hotmart | vagas ilimitadas | Faixa etária: a partir de 16 anos

Inscrição: até 15/02 – https://bit.ly/2XQGjyX – R$ 70,00 como uma taxa única de matrícula.

Emissão de certificado aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência na atividade.

INTRODUÇÃO À ESTÉTICA DO CINEMA

Com Lívia Nonato

Período de disponibilização das aulas: de 15 de fevereiro a 15 de março

Plataforma: Hotmart | vagas ilimitadas | Faixa etária: a partir de 16 anos

Inscrição: até 15/02 –  https://bit.ly/39IvX9Z – R$ 50,00 como uma taxa única de matrícula.

Emissão de certificado aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência na atividade.

—-

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.br, educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/agendamento-e-normas-de-visitacao/
O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/

  1. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
    Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
    Programação gratuita
Compartilhe!