HomeAssessoria ReleasesLiteratura indígena é tema de atividade virtual do Museu Índia Vanuíre

Literatura indígena é tema de atividade virtual do Museu Índia Vanuíre

Com o objetivo de preservar, valorizar e difundir o patrimônio histórico e etnográfico dos povos indígenas, em especial o legado das culturas que ocupam o oeste paulista, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove mais uma semana de ações on-line, com destaque para as obras literárias produzidas por autores indígenas.

Nesta terça-feira (27), por exemplo, a atividade estimulará a literatura indígena com a apresentação do livro “Quando eu caçava tatú e outros bichos”. O autor Tiago Nhandewa, morador da aldeia Nimuendajú na Terra Indígena Araribá, falará, em vídeo, sobre a importância desse segmento literário e explicará sua obra, que retrata as aventuras dos meninos na infância e na adolescência, com o objetivo de promover diversão, emoção e quebrar estereótipos relacionados à cultura.

Outra ação que promete desenvolver as habilidades cognitivas é a oficina de Labirinto Educativo. A educadora Gabriela ensinará a confeccionar o brinquedo utilizando um rolo de papel alumínio. Além de educativa, a prática estimula a imaginação e a criatividade.

Os docentes que desejam ampliar seu repertório de exercícios podem, na sexta-feira (30), participar do projeto “Capacitação para Professores” sobre jogos como recurso complementar pedagógico. No vídeo, o Núcleo Educativo do Museu apresentará um boletim que discorre sobre as brincadeiras como ferramenta para o ensino e mostra possíveis abordagens com esse tipo de material.

Outubro encerra com mais uma Dica de Leitura indígena. A obra selecionada reúne mais de duzentas peças produzidas por povos de diferentes regiões, analisadas sob seus aspectos simbólicos, estéticos e utilitários.

Os interessados em participar das atividades on-line do Museu Índia Vanuíre devem ficar ligados nas redes sociais (@museuindiavanuire). Toda a programação do #CulturaEmCasa é veiculada, também, por uma página especial: https://www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Compartilhe!