HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasLegado arquitetônico de Neco Stickel ganha exposição no MCB

Legado arquitetônico de Neco Stickel ganha exposição no MCB

Mostra apresenta do aspecto processual dos desenhos a obras icônicas retratadas à mão – abertura 25/11

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura em 25 de novembro, sábado, às 14h, a mostra ‘Desenhando a Cidade: Neco Stickel’.

Conhecido entre arquitetos por ter colaborado na elaboração de desenhos em perspectiva para apresentação de projetos dos mais diversos escritórios, sobretudo em São Paulo, Neco Stickel conta que vários de seus trabalhos não chegaram a ser construídos. “Atuei a maior parte destes 40 anos fazendo perspectivas diretamente com arquitetos em estudos preliminares, muito diferentes daquilo que foi executado. Hoje, praticamente só trabalho nas obras com detalhamento 100% finalizado”, afirma, acerca das imagens que estarão expostas no MCB até o dia 21 de janeiro de 2018.

Revelando o aspecto processual dos desenhos à mão, mais de 70 ilustrações a lápis em papel vegetal e papel albanene, de 1972 a 2016, estarão apresentadas sem moldura, sobre perspectivas comerciais e edificações construídas na cidade de São Paulo.

“Além da memória dessa história da recente da produção arquitetônica, que construiu ou idealizou nossas cidades, Neco reuniu uma coleção de desenhos de arquitetura moderna que desenvolveu elegendo suas obras preferidas para a mostra”, explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

A exposição ‘Desenhando a Cidade: Neco Stickel’ apresenta também 42 imagens em lápis de cor sobre papel manteiga, desenhados entre 2014 e 2016, que retratam obras brasileiras icônicas de arquitetos como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Lina Bo Bardi, Artacho Jurado, Jorge Zalszupin e Paulo Mendes da Rocha.

Uma instalação com perspectivas de projetos idealizados por Neco que não foram construídos, além de duas ampliações, o desenho de um edifício na Av. Paulista projetado por Jorge Zalszupin e outro de The Skylon, Festival of Britain, 1951, em Londres, completam a mostra.

Sobre Neco Stickel

Neco Stickel é ilustrador, designer e projetista aeronáutico. Formado em Engenharia Civil, atuou como arquiteto e desenvolveu habilidades como desenhista com ênfase em objetos voadores e estudos aerodinâmicos. Destacou-se diversas no Prêmio Design MCB na categoria Mobiliário, com os seguintes produtos: Chaise Longue Concreta – 1º lugar (10ª Edição, 1996); Mistral – 1º lugar (8ª Edição, 1994); Mesa Pearl Harbour – Menção Honrosa (5ª Edição, 1990).

Foto: Ilustração acervo de Neco Stickel

SERVIÇO

Abertura da exposição:  Desenhando a Cidade: Neco Stickel
Dia 25 de novembro, sábado, às 14h
Entrada Gratuita

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

RelatedPost

Compartilhe!