HomeAssessoria ReleasesJosé Maria de Aquino faz lançamento virtual de livro nas redes sociais do Museu do Futebol

José Maria de Aquino faz lançamento virtual de livro nas redes sociais do Museu do Futebol

Nesta terça (20/10) às 19h30, jornalistas esportivos conversam com o autor sobre “Minha Vida de Repórter”

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza na próxima terça (20/10), às 19h30, o lançamento virtual do livro “Minha Vida de Repórter”, de José Maria de Aquino. O livro resgata os bastidores e curiosidades de fatos reais vividos pelo jornalista ao longo de mais de quatro décadas de coberturas esportivas nacionais e internacionais. Entre as aventuras profissionais, ele conta sobre o bate-papo e um porre à mesa de um bar com Obdulio Varella, o carrasco do Brasil na Copa de 50. A cobertura do primeiro casamento de Pelé. Os bastidores da preparação da seleção brasileira em 70 e o plano liderado pelos jogadores para convencer Zagallo a escalar o time que eles julgavam capaz de levantar o tricampeonato mundial. O livro sai pela editora Letras do Brasil. 

Participam do bate-papo o próprio José Maria de Aquino, jornalista e advogado, ex-repórter da Placar, Jornal da Tarde e do jornal O Estado de S. Paulo, além de comentarista da TV Globo e consultor do SporTV; Erick Castelheiro, editor executivo do Portal Gazeta Esportiva e presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo); Luis Augusto Simon, jornalista que atuou pelo Popular da Tarde, Lance! e Revista ESPN, atualmente no UOL. A mediação será do jornalista Nelson Nunes, organizador do livro. 

O livro “Minha Vida de Repórter”, destaca a importância do papel do profissional do jornalismo num período pré-internet e traz como apêndice um “caderno de reportagens” com transcrições fiéis dos trabalhos originais tal como foram publicados na época. O livro é uma demonstração de amor pelo ofício de contar histórias.

A live será transmitida nas seguintes redes do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook:

https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/ 


Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

 

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

 

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

 

O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

 

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: 

https://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

 

PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

 

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

 

Compartilhe!