HomeAssessoria ReleasesJornada do Patrimônio promove visitas a bens históricos na região de São José dos Campos

São Sebastião, Taubaté, Ubatuba, Caçapava e Lorena realizam atividades que visam aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico das cidades

A Jornada do Patrimônio Cultural SP, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com diversos municípios, chega à região de São José dos Campos. São Sebastião terá programação de 11 a 13 de outubro, Taubaté 26 e 27 de outubro, Ubatuba em 26 de outubro, Caçapava de 22 a 26 de outubro e Lorena de 1º a 20 de outubro.

O evento participativo, celebrado pelos cidadãos, reúne uma extensa programação que inclui visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999, chega a sua terceira edição em São Paulo com expectativa de participação recorde de cidades.

Confira a programação da região:

São Sebastião

12/10

Horário: 10h ao 12h

Atividade: Visita às ruínas do Morro do Abrigo com público espontâneo da Jornada, para falar sobre a história dos remanescentes arqueológicos e sobre arqueologia, e contação das lendas que envolvem as ruínas.

Local: Encontro na Praça do Convento Franciscano de Nossa Senhora do Ampara, no bairro de São Francisco

12/10

Horário: 14h às 18h

Atividade: Abertura do Museu do Bairro- Oficina de coleta de testemunhos, convite aos moradores a participar das entrevistas e incentivar a compartilhar acervo para enriquecimento do Museu.

Local: Encontro na Capela Bom Jesus, no bairro da Enseada

13/10

Horário: 09h às 14h

Atividade: Visita guiada ao Sítio Arqueológico do Bairro de São Francisco.

Taubaté

Horário: 09h e 15h

Atividade: Visita guiada a Chácara do Visconde (sítio do pica pau amarelo), bem tombado pelo CONDEPHAAT e IPHAN, e também um passeio cultural nos bens históricos e arquitetônicos do entorno.

Horário: 15h

Atividade: Oficina de artes para crianças através da Educação Patrimonial

Local: Museu Monteiro Lobato – Avenida Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde. Taubaté – SP.

27/10

Horário: 9h

Atividade: Visita guiada a Chácara do Visconde (sítio do pica pau amarelo), bem tombado pelo CONDEPHAAT e IPHAN, e também um passeio cultural nos bens históricos e arquitetônicos do entorno.

Horário: 15h

Atividade: Roda de conversa com representantes do Grupo de Trabalho sobre a elaboração do Plano Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.

Caçapava

22/10

Horário: a definir

Atividade: Visita monitorada na Igreja Matriz de São João Batista de Caçapava “A História da sua construção e sua arte dos afrescos e vitrais”

Local: Igreja Matriz de São João Batista de Caçapava

23/10

Horário: 08h às 12h e 14h às 17h

Atividade: Visita monitorada no Parque Educacional e Ecológico da Moçota – “Parque e suas riquezas”

Local: Parque Educacional e Ecológico da Moçota

24/10

Horário: 08h às 12h e 14h às 17h

Atividade: Visita Monitorada e Exibição de Filmes no Museu de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee

Local: Museu de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee

26/10

Horário: Concentração 8h00 – Igreja Matriz – Almoço 13h – Tempero Caipira (Por conta dos visitantes)

Atividade: Jornada do Patrimônio Histórico – Caminhos do Nascimento de Caçapava. Armazém Fornovo Di Taro – Palestra “A importância da Estrada de Ferro para Caçapava – Da Visita do imperador à chegada dos combatentes da FEB – Força Expedicionária Brasileira”

Local: Museu de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee

Lorena

01 a 04/10

Horário: Das 14h30 as 16h (agendada com as escolas)

Atividade: Visita guiada nas Igrejas do Rosário (Rua Dr. Rodrigues de Azevedo, 43 – Centro, Lorena) e São Benedito (Rua Dom Bôsco, 407-547 – Centro, Lorena)

16 a 18/10

Horário: Das 14h30 as 16h

Atividade: Visita guiada pelo Quadrilátero Sagrado

Local: Centro, Lorena

18/10

Horário: Das 09h30 as 11h30

Atividade: Reunião Especial do COMPHAC de Lorena com oficina do IEV com Pâmela Bento e palestra de Tadeu Miranda com o tema “A importância do patrimônio”, na Casa da Cultura

Local: Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 – Centro, Lorena

18 e 19/10

Horário: 09h às 13h

Atividade: Feira de Artesanato

Local: Praça Arnolfo de Azevedo – Centro, Lorena

19/10

Horário: 10h

Atividade: Apresentação teatral “O Corcunda de Notre-Dame”, com o grupo Teatreria Clube da Lua, no Teatro São Joaquim

Local: Rua Dom Bôsco, 284 – Centro, Lorena

19/10

Horário: Início às 08h30/ Atividades culturais 11h às 14h

Atividade: Encontro das Irmandades de São Benedito, na sede do CONISB

Local: Rua Dom Bôsco, 407-547 – Centro, Lorena

20/10

Horário: 20h

Atividade: Espetáculo teatral “Em casa a gente conversa” pelo CCP, com Cássio Reis e Juliana Knust, no Teatro São Joaquim

Local: Rua Dom Bôsco, 284 – Centro, Lorena

Utilize a hashtag #JornadaSP nas redes sociais.

Ubatuba

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Atividade: Visita guiada no Centro Histórico de Ubatuba – Visitas guiadas com duração de 90 minutos com grupos de até 20 pessoas, conforme ordem de chegada (necessária inscrição prévia). Roteiro passará pelos locais:
Marco da Paz (Tratado de Paz das Américas) – Orla da Praia do Cruzeiro/Iperoig
Praça da Paz (Imagem de Nossa Senhora da Paz)
Sobradão do Porto – Praça Anchieta
Ilha dos Pescadores
Museu Histórico “Washington de Oliveira – Praça Nóbrega
Antigo Fórum – Praça Nóbrega
Igreja Matriz – Praça Exaltação da Santa Cruz
Posto de Puericultura – Praça 13 de Maio
Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense” – Praça 13 de Maio