HomeAssessoria ReleasesJornada do Patrimônio promove visitas a bens históricos em Itu

Jornada do Patrimônio promove visitas a bens históricos em Itu

Itu realiza atividades que visam aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico das cidades

A Jornada do Patrimônio Cultural SP, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com diversos municípios, chega a Itu com programação no dia 26 de outubro.

O evento participativo, celebrado pelos cidadãos, reúne uma extensa programação que inclui visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999, chega a sua terceira edição em São Paulo com expectativa de participação recorde de cidades.

Confira a programação da região:

Itu

Atividade:
FOLIA DE REIS – Apresentação “Companhia de Folia de Reis Estrela do Oriente” Praça do Carmo – Atração Gratuita

Horário: 11h às 18h
Atividade:
EXPOSIÇÃO – Exposição Fotográfica Itu – Um Patrimônio do Brasil por Rodrigo Gonzales – Atração Gratuita

Atividade:
ORQUESTRA ITUANA – Apresentação “Orquestra Ituana de Viola Caipira”. A apresentação será realizada nos intervalos da roda de conversa – Atração Gratuita

Atividade:
RODA DE CONVERSA Tema “Patrimônio e pertencimento – Uma nova perspectiva” A Jornada do Patrimônio da Estância Turística de Itu propõe uma roda informal de bate-papo sobre o Patrimônio Material e Imaterial de Itu. A ideia é que a troca aconteça em local público a fim de fomentar a democratização de acesso do público em geral e desmistificar a ideia de que Patrimônio é um tema a ser discutido por pessoas que detêm informações e formação sobre o tema. A roda de conversa será mediada por Jonas Souza, Andrea Trus e Fábio Grizotto.

BLOCO DO R – Apresentação Bloco do R

Atividade:
LIVE PAINT – Live Paint na Praça O artista visual Luhly Abreu e a artista plástica Tatiana Pace farão duas releituras em tela de fotografias de prédios arquitetônicos de Itu. As imagens serão selecionadas pelos próprios artistas e as telas farão parte do acervo do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu.

Atividade:
PROJEÇÃO – Projeção do Vídeo Mapping “Itu sem Igual” A história de Itu Este vídeo foi projetado na fachada da Igreja do Carmo na abertura oficial do 26º Festival de Artes de Itu ocorrido em Julho de 2019. A projeção mapeada com duração de 12 minutos, conta a história de Itu de forma inusitada.

Atividade:
CONCERTO – Pre sença Italiana na música sacra em Itu. Igreja do Bom Jesus Realização: Secretaria municipal da Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, Instituto Cultural de Itu, Museu da Música de Itu, Associação Cultural Vozes de Itu, Coral Vozes de Itu e Igreja do Bom Jesus
Local: Praça Padre Anchieta, s/n – Centro, Itu

Horário: 10h às 17h
Atividade: MUSEU DA ENERGIA – Visitação Gratuita às exposições do Museu da Energia – Fundação Energia e Saneamento
Local: R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Horário: visitação gratuita – 10h às 17h; visita mediada – 11h às 12h
Atividade:
MUSEU REPUBLICANO – Visitação Gratuita às exposições do Museu Republicano “Convenção de Itu”/USP. Solicitar audioguia na portaria do Museu.
Local: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu

Horário: visitação gratuita – 10h às 17h; visita mediada – 17h
Atividade:
FAMA – Visitação Gratuita às exposições da FAMA – Fábrica de Artes Marcos Amaro.
Local: R. Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Vila Sao Francisco, Itu

Horário: 13h às 17h
Atividade: MUSEU DA MÚSICA – Visitação Gratuita ás exposições do Museu da Música de Itu
Local: Rua Floriano Peixoto, 480

Horário: 9h30h às 11h30h
Atividade: Visitação – CHÁCARA DO ROSÁRIO
Local: Rod. Convenção Republicana, S/n – Canjica, Itu – SP

Atividade: Visitação – FAZENDA MONTE BELO
Local: Rod. Hilário Ferrari, km 3, Itu – SP

Horário: 6h às 12h / 14h às 18h
Atividade: Visitação IGREJA MATRIZ – Matriz Nossa Senhora da Candelária
Local: Centro, Itu – SP

Horário: 8h às 12h / 13h30 às 18h
Atividade: Visitação IGREJA BOM JESUS
Local: Praça Padre Anchieta, s/n – Centro, Itu

Utilize a hashtag #JornadaSP nas redes sociais.