HomeAssessoria ReleasesJaneiro será repleto de cursos na Rede de Museus-Casas Literários

Janeiro será repleto de cursos na Rede de Museus-Casas Literários

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade trazem diversos temas – da fotografia ao cinema LGBT, de Caetano Veloso à música afro

Cinema francês e cinema LGBT, Caetano Veloso, música africana e afro-brasileira, fotografia, poesia cabralina. Estes são alguns dos temas dos cursos que começam em janeiro na Rede de Museus-Casas Literários, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. As Casas Guilherme de Almeida e Mário de Andrade e a Casa das Rosas têm aulas para todos os gostos neste começo de ano. Confira a programação!

Trazendo canções clássicas de Caetano, das mais pop às que flertam com o erudito, o curso Tema, forma e estilo em Caetano Veloso apresentará os elementos que colaboram para a riqueza formal e estilística na poética de sua obra e o colocam como um grande mestre da melopeia – espécie de poesia impregnada de musicalidade – de nossos tempos. O curso será na Casa das Rosas às quartas-feiras, de 8 de janeiro a 12 de fevereiro, das 19h às 21h, com o reconhecido compositor e letrista Carlos Rennó.

Também às quartas, no mesmo horário, o poeta e crítico literário Leonardo Gandolfi ministrará Uma educação cabralina: poética e contemporaneidade de João Cabral de Melo Neto. O curso propõe uma leitura da obra de Cabral, percorrendo seus livros de poemas e alguns de seus textos críticos. Para isso, será apresentada a recepção crítica de sua poesia, o diálogo que manteve com autores brasileiros e portugueses de seu tempo, assim como as relações entre o dito paradigma cabralino e a poesia contemporânea. De 15 de janeiro a 19 de fevereiro, das 19h às 21h.

O cinema nasceu na França em 1895. No começo do século 20, quando os Estados Unidos começaram a transformar a nova invenção em uma indústria, os franceses iniciaram uma das fases mais criativas e prolíficas do cinema até então: as vanguardas francesas, atuantes até as vésperas da Segunda Guerra Mundial. O curso Vanguardas francesas no cinema, com o jornalista e especialista em audiovisual Franthiesco Ballerini, apresentará as características dos principais movimentos de vanguarda, como o Dadaísmo, o Abstracionismo e o Realismo Poético. De segunda a sexta-feira, 20 a 24 de janeiro, das 14h às 16h30, na Casa Guilherme de Almeida.

Nos mesmos dias, das 19h às 21h, o curso Cinema Queer: panorama histórico dos séculos 20 e 21 focalizará as obras de cineastas seminais conhecidos por produções afinadas com a temática queer, como o alemão Rainer Werner Fassbinder, o espanhol Pedro Almodóvar e o filipino Lino Brocka, entre outros. Filmes de temática lésbica, gay, bissexual e transgêneroserão resgatados, com exibição de pequenos trechos, compondo assim uma trajetória desse cinema ao longo dos últimos 100 anos. Com o cineasta brasileiro Lufe Steffen.

Na Casa Mário de Andrade, Regina Santos vai instruir o curso Brasil-África: diálogos dançantes.Nesta atividade, direcionada aos apreciadores da dança, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a expressão corporal por meio de coreografias e músicas afro-brasileiras e africanas, no intuito de promover um diálogo entre elas. De terça a quinta-feira, 21 a 23 de janeiro, das 19h às 21h.

Já de terça a quinta, 28 a 30 de janeiro, no mesmo horário, Marco Aurélio Olimpio dará um curso de Fotografia. Mário de Andrade tinha um apreço especial pela fotografia e pela revelação dos filmes. No curso, serão analisadas algumas imagens feitas pelo escritor e os participantes poderão desenvolver algumas técnicas relacionadas a elas. Esta atividade associa-se à exposição Mário Fotógrafo, em cartaz no porão da Casa.

A seguir, a programação desses e demais cursos que estarão abertos na Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Acesse os sites das Casas e fique por dentro da programação completa de cursos, palestras, oficinas e atividades culturais para diversas idades.

SERVIÇO

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37

Tema, forma e estilo em Cateano Veloso, com Carlos Rennó

8, 15, 22 e 29 de janeiro e 5 e 12 de fevereiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Uma educação cabralina: poética e contemporaneidade de João Cabral de Melo Neto, com Leonardo Gandolfi

15, 22 e 29 de janeiro, e 5, 12, 19 de fevereiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Poesia visual com colagem, com Mariana Ser

18 e 25 de janeiro, 1, 8, 15 e 29 de março – sábados, das 15h às 18h

Narrativas gráficas, com Lourenço Mutarelli

16, 23 e 30 de janeiro, 6, 13 e 27 de fevereiro – Quintas-feiras, das 19h às 21h

Visite o site do museu –https://bit.ly/34wJcpG– e confira quais formações necessitam de inscrição prévia.

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943

Texto e imagem na emblemática, da invenção da imprensa ao cinema, com Maria do Céu Diel

8, 15, 22 e 29 de janeiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Vanguardas francesas no cinema, com FranthiescoBallerini

20 a 24 de janeiro – De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30

Cinema Queer: panorama histórico dos séculos 20 e 21, com Lufe Steffen

20 a 24 de janeiro – De segunda a sexta-feira, das 19h às 21h

Visite o site do museu – https://bit.ly/2r5yzwe– e confira quais formações necessitam de inscrição prévia.

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546

Canto e técnica vocal, com Alice Jugueiro

14, 15 e 16 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Brasil-África: diálogos dançantes, com Regina Santos

21, 22 e 23 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Fotografia, comMarco Aurélio Olimpio

28, 29 e 30 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Visite o site do museu – https://bit.ly/34Afxf5– e confira quais formações necessitam de inscrição prévia.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!