HomeAssessoria ReleasesJaneiro com oficinas maker de férias e muito mais na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Janeiro com oficinas maker de férias e muito mais na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Janeiro é tempo de programação especial de férias na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). As oficinas maker (faça-você-mesmo) encabeçam os destaques do mês. Quem gosta da saga “Star Wars” não pode perder a oficina, indicada para maiores de 7 anos, que ensinará a fazer um sabre de luz no domingo, 12, das 14h às 16h. A criação de luminária de super-herói está marcada para o domingo seguinte, 19, no mesmo horário. Em referência ao aniversário de São Paulo, a programação maker do dia 25, sábado, também das 14h às 16h, será temática e, nela, os pequenos vão construir uma luminária com a silhueta da cidade. Tudo com o pessoal da Escola do Inventor e com vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quem quer aproveitar esse período para aprender ou aprofundar seus conhecimentos conta com a Oficina Criando Histórias em Quadrinhos, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, sempre das 14h às 17h (carga horária: 9 horas). A atividade, indicada para maiores de 15 anos, será conduzida por Thiago Souto, autor de “Labirinto”, “Por muito tempo tentei me convencer de que te amava”, “Time lapse” e “Mikrokosmos”. E, para participar, é necessário fazer a inscrição a partir de 10 de janeiro, às 10h, pelo link www.bvl.org.br/inscricao . E se a meta de 2020 é ler mais, uma ótima dica é começar pelo Clube de Leitura, que tem seu primeiro encontro do ano no dia 30, das 15h às 17h, com foco em “Enterre seus mortos”, de Ana Paula Maia, obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019. Programe-se também para não perder as oportunidades do início do ano, como o Curso de Narração de Histórias, agendado para fevereiro e março, mas que tem inscrições abertas a partir das 10h do dia 21 de janeiro em www.bvl.org.br/inscricao .

Dica do mês

Aproveitar as férias na BVL é a dica de janeiro, pois há muito a aproveitar na biblioteca, além de nossa programação especial de férias, como nosso acervo, nossos serviços e os programas permanentes que contemplam as várias faixas etárias. O que não falta é atividade que reúne diversão e saber por aqui. Os pais e/ou responsáveis podem trazer, aos sábados e domingos, às 10h30, os pequenos entre 6 meses e 4 anos para participar, por exemplo, das sessões de Lê no Ninho e sair da biblioteca com um kit para reproduzir a experiência – que aproxima os pequenos dos livros – em casa. As contações de histórias, por sua vez, enchem a Oca de alegria e acontecem sempre às sextas-feiras, às 15h, com a equipe da biblioteca, e aos sábados e domingos, com grupos convidados, às 16h.  Ainda há o Pintando o 7, o Brincando e Aprendendo, os Jogos Sensoriais e muito mais, em uma programação divertida e gratuita distribuída pela semana toda, para quem chegar e quiser transformar suas férias em algo mais que especial. Não abre mão do videogame? Pois aqui também há uma sala com jogos eletrônicos disponíveis. Como se vê, é lugar para todos aproveitarem, cada um à sua maneira. Isso sem falar em nosso acervo de livros (inclusive obras em braile) e de jogos (sim, nossa Brinquedoteca está recheada de boas oportunidades de jogar com os amigos ou em família).

Confira, a seguir, a programação (sujeita à alterações) completa de janeiro na BVL:

INFANTIL

ESPECIAL FÉRIAS – OFICINAS MAKER! – Aproveite as férias escolares para aprender e trocar experiências sobre a cultura maker (do faça-você- mesmo). Atividades com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma divertida, as crianças irão produzir projetos criativos com circuitos elétricos. Venha construir, modificar e dar movimento a diversos objetos, brinquedos e criações. Indicado para pessoas a partir de 7 anos. Com Escola de Inventor. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sabre de Luz “Star Wars” – Domingo, 12, das 14h às 16h.

Luminária Super-herói – Domingo, 19, das 14h às 16h.

Luminária Skyline São Paulo – Sábado, 25, das 14h às 16h. Em referência ao aniversário de São Paulo.

 

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

3 – “Ombela, a origem das chuvas”, de Ondjaki. Com equipe BVL.

10 – “Dois cegos briguentos”, de Ricardo Azevedo. Com equipe BVL.

17 – “O gato malhado e a andorinha sinhá”, de Jorge Amado. Com equipe BVL.

24 – “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena”, de Daniel Munduruku. Em referência ao aniversário de São Paulo. Com equipe BVL.

31 – “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, de Jarid Arraes. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

4 – “Caio?”, de Angela Lago. Com a Cia. Hespérides.

5 – “O homem que botou um ovo”, de Luís da Câmara Cascudo. Com a Cia. Luarnoar.

11 – “O urso pulguento”, de Nick Bland. Com Marina Bastos.

12 – “A tartaruga e a fruta amarela”, de Ricardo Azevedo. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada.

18 – “O corcunda do rei da China”, traduzido por Mammede Jarouche. Com Isis Madi e Bruno Garcia.

19 – “As proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde. Com Recantação.

25 – “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo. Com interpretação em Libras. Em referência ao aniversário de São Paulo. Com o Grupo #BoraLê.

26 – “A raposa e o camponês”, de Lucia Hiratsuka. Com Irene Tanabe.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (no dia 1º não haverá atividade). Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

8, 15 e 22 – Confecção de instrumentos musicais, como caxixi, instrumentos de sopro e caixinhas para samba.

29 – Confecção de enfeites para fantasias.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30h. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

3 – Beyblade artesanal.

10 – Bolinha de gude.

17 – Competição de pião.

24 – Circuito com bola, bambolê e pula corda.

31 – Campeonato de ping-pong.

TODOS OS PÚBLICOS

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 19, das 11h às 16h. Com a Cia. do Liquidificador. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h (no dia 1º não haverá atividade). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

8 – “Enterre seus mortos”, de Ana Paula Maia (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019).

15 – “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019).

22 – “Quadras paulistanas”, de Fabricio Corsaletti.

29 – “O homem que lia as pessoas”, de João Anzanello Carrascoza.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA CRIANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – Quer fazer quadrinhos mas não sabe por onde começar? Acha que pode ser difícil, que precisa ser um desenhista virtuoso, que publicar seu próprio gibi é um “bicho de sete cabeças”? A oficina Criando Histórias em Quadrinhos apresenta os fundamentos da linguagem, oferecendo ferramentas para estimular a criatividade, além de destrinchar as etapas de produção e publicação de uma história. Indicado para jovens a partir de 15 anos. Com Thiago Souto. 28, 29 e 30, das 14h às 17h (carga horária 9h). Inscrições a partir do dia 10 de janeiro, às 10h pelo link: www.bvl.org.br/inscricao . Thiago Souto é autor de “Labirinto” (Mino), “Por muito tempo tentei me convencer de que te amava” (Balão Editorial), “Time lapse” (Ugra Press) e Mikrokosmos (independente).

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, 30, das 15h às 17h. “Enterre seus mortos”, de Ana Paula Maia (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BVL.  Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS – O curso trabalha a potencialidade das narrativas de literatura oral e aspectos relativos à comunicação e expressão. O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de histórias ao longo da história universal. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Terças e quintas-feiras, dias 11, 13, 18, 20 de fevereiro e 3, 5, 10 e 12 de março, das 14h30 às 17h30. Realização: Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Iniciativa financiada via ProAC – ICMS. Inscrições a partir das 10h do dia 21 de janeiro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao .

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE SMARTPHONE +60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30. Dia 1º de janeiro, a biblioteca estará fechada.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!