HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesInstituições culturais do Governo do Estado de São Paulo se apresentam durante a Expo Dubai

Instituições culturais do Governo do Estado de São Paulo se apresentam durante a Expo Dubai

São Paulo Companhia de Dança, Brasil Jazz Sinfônica e Museu do Futebol participam do mega evento internacional durante a São Paulo Expo Week, que tem o Estado como anfitrião_

As instituições culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo participam de 24 a 31 de outubro da Expo Dubai, feira internacional voltada ao desenvolvimento de negócios e cooperação entre as nações, com o objetivo de representar o Estado no evento. O Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a Brasil Jazz Sinfônica se apresentam durante a São Paulo Expo Week, que tem o Estado como anfitrião. Os eventos ocorrem no Pavilhão Brasil, dentro do distrito da Sustentabilidade. Durante a semana acontecerão apresentações artísticas, culturais e esportivas com mais de 150 artistas e 80 profissionais da Economia Criativa.

O Governador Joao Doria, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e outros secretários do Governo do Governo do Estado de São Paulo também irão apresentar oportunidades de negócios de seus respectivos setores. Além deles, empresários paulistas fazem parte da missão comercial promovida pela InvestSP, a Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo. Eles irão detalhar seus produtos e serviços para possíveis negociações comerciais.

São Paulo leva à Expo Dubai uma programação com 96 horas de apresentações com patrocínio privado. _“São Paulo é o maior mercado de artes, mídia e entretenimento da América Latina”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “A economia paulista está aberta e ávida por negócios.”_

Durante o evento, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, participou de uma reunião com o Departamento de Patrimônio Histórico de Dubai, que está interessado em desenvolver parcerias para troca de know-how e conteúdos. Também realizou encontros com as direções de diversos museus, como o Etihad Museum,  para possíveis exposições de artistas e acervos de São Paulo em Dubai.

“Nós estamos representando e apresentando a cultura de São Paulo, a cultura do Brasil, para este público incrível dos Emirados Árabes Unidos e todos os turistas”, afirma o secretário Sérgio Sá Leitão. “Com isso, nós queremos gerar negócios para a economia criativa de São Paulo.”

*Cultura e economia criativa*

O Museu do Futebol levou para a Expo Dubai 2020 diversos conteúdos sobre o futebol brasileiro. A agenda inclui também contatos com museus e universidades locais e internacionais. Às vésperas da primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio, em 2022, no Qatar, os encontros têm como foco exposições itinerantes, trocas técnicas e compartilhamento de experiências sobre o futebol masculino e feminino.

Já a participação da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) envolve ações que exaltam a força da dança brasileira e seus cruzamentos com outras expressões artísticas da sociedade, como a moda e as artes visuais. A cada dia, ao longo de 8 horas, os bailarinos se revezam em intervenções, como um desfile dançante e inteirações com artistas durante a pintura de painéis. Além disso, haverá a estreia da obra Paixões Brasileiras, com coreografia de Milton Coatti, gerente de ensaio da SPCD, e música executada ao vivo pela Orquestra Brasil Jazz Sinfônica.

A Brasil Jazz Sinfônica conta com 22 músicos, sob regência de Ruriá Duprat e João Maurício Galindo. Ao lado dos cantores Fabiana Cozza e Wilson Simoninha, além da SPCD, a Jazz faz apresentações explorando diferentes linguagens, espacialidades e formatos. Também sobem ao palco grafiteiros e atletas de street soccer, que compõem a cena.

Estado de São Paulo terá semana de destaque na Expo Dubai

O Estado de São Paulo será um dos destaques da Expo Dubai neste mês de outubro. Entre os dias 24 e 31 deste mês, o Pavilhão Brasil, que fica no distrito da Sustentabilidade, terá o Estado de São Paulo como anfitrião da São Paulo Expo Week.
As exposições mundiais são consideradas os maiores eventos do mundo e a edição atual recebeu investimentos de mais de US$ 8,5 bilhões do governo dos Emirados Árabes Unidos para a sua realização entre os dias 01 de outubro a 31 de março de 2022. Delegações de mais de 190 países participam da Expo Dubai, cujo público estimado é de 25 milhões de visitantes.

“Levaremos o mais robusto projeto para o pavilhão do Brasil na Expo Dubai. Uma experiência que mistura entretenimento, negócios e economia criativa, sob um conceito arrebatador: “São Paulo é do tamanho do mundo!” Vamos mostrar a força do estado mais potente do Brasil, com uma participação única, do tamanho de São Paulo” comenta Gustavo Diniz Junqueira, Presidente da InvestSP.

Em sinergia com a realização da São Paulo Expo Week, a InvestSP, a Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo, levará um grupo de empresários paulistas em uma missão comercial a Dubai entre os dias 22 e 29 de outubro. Com uma agenda cuidadosamente elaborada por seu escritório local, a missão tem como objetivo promover novos negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras e atrair investimentos para São Paulo.

Economia Criativa

As Exposições Mundiais são conhecidas por representarem uma grande oportunidade para que os países mostrem suas características culturais mais influentes ou soft power. Por meio dele as nações buscam melhorar suas relações diplomáticas e comerciais com outras regiões. Para mostrar o que tem de melhor ao mundo, São Paulo levará à Expo Dubai cerca de 150 profissionais do setor de economia criativa, que participarão de uma programação de 96 horas de apresentações. “O evento é uma janela que dará grande visibilidade para mostrar ao mundo e aos Emirados Árabes o grande potencial das instituições culturais do Estado de São Paulo, além de  uma possibilidade de gerar emprego e renda para os parceiros que participam do evento este ano”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

Sobre a Expo Dubai

As Exposições Mundiais são realizadas dede 1851, a cada 5 anos. São eventos globais dedicados a encontrar soluções para os desafios fundamentais enfrentados pela humanidade. Dubai foi selecionada em 2013 para sediar a edição de 2020 da Expo. Com o tema “conectando as mentes e criando um futuro”, a edição atual da feira foi dividida em três setores: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade.

Sobre a Missão Expo Dubai

Promovida pela InvestSP, a Missão Expo Dubai é a maior missão empresarial do Governo de SP no mercado externo. Entre os dias 22 e 29 de outubro, quarenta empresários participarão de encontros em Dubai, Abu Dhabi e Sharjah para a realização de negócios e a busca por investimentos.

Além dos empresários, um grupo de secretários do governo paulista promoverão o Estado como um hub de negócios no Brasil. Fazem parte da missão os secretários(a) de Relações Internacionais, Julio Serson, da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, do Turismo, Vinicius Lummertz, da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges e da Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Podcast – Missão Dubai
https://soundcloud.com/governosp/podcastdogovernosp-missao-dubai?si=5f2da6fc12a340a884f638899b0e4cf1

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
www.cultura.sp.gov.br

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

 

Compartilhe!