HomeDESTAQUES ESPECIAISInstituições Culturais do Governo de SP celebram o Dia Nacional do Livro Infantil

Instituições Culturais do Governo de SP celebram o Dia Nacional do Livro Infantil

Bibliotecas de São Paulo, Parque Villa-Lobos, Fábricas de Cultura, Casa das Rosas, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa têm programação virtual para toda a família durante o mês de abril

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4), as instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam uma programação diversificada para toda a família. Entre as atividades estão “Lê no Ninho”, com dicas de como criar um momento de prazer na leitura com as crianças, na Biblioteca de São Paulo; leitura mediada das obras de Ziraldo na Fábrica de Cultura Itaim Paulista e bate-papo online sobre o processo de criação na literatura infantojuvenil na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Confira a programação completa abaixo:

Para inspirar os pais, as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos realizam durante o mês de abril a 4ª temporada do programa “Lê no Ninho”, com dicas de como criar um momento prazeroso para os pequenos leitores. Na página das unidades no Facebook (BSPbiblioteca e BVLbiblioteca) é possível encontrar todos os episódios e assistir com a criançada.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, no dia 14/4, às 11h, haverá a atividade “Pequenas Guerreiras – Yaguarê Yamã”, no YouTube: https://www.youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos. Já no dia 15/4, a Cia. Hespérides, das contadoras de histórias e pesquisadoras Drika Nunes e Vanessa Meriqui, fará a apresentação teatral online “De braços dados com Lobato”, trazendo mitos, lendas e contos. Mostrando a força da ancestralidade, da oralidade e da universalidade das histórias de todos os tempos. Acontece às 16h, no Facebook da unidade: https://www.facebook.com/fabricasdecultura/.

Já a Biblioteca Parque Villa-Lobos, realiza um bate-papo online: “O processo de criação na literatura infantojuvenil”, no dia 17/4, das 15h30 às 16h30, a partir do livro “Martelos”, dos escritores Sílvia Zatz, Michel Gorski e Fernando Vilela, que comentam o processo criativo que envolve a escrita e a ilustração. Com mediação de Stela Barbieri, as inscrições podem ser realizadas pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Também no dia 17/4, a equipe da Fábrica de Cultura Itaim Paulista convida o público a conhecer três obras de Ziraldo da coleção “Corpim”, uma série que apresenta diferentes partes do corpo como personagens, de maneira criativa. Para essa atividade serão utilizados os livros “O Joelho Juvenal”, “Os dez amigos” e “O calcanhar de Aquiles”, que terá transmissão no Youtube– /TVFabricas.

Aos amantes dos clássicos adaptados ao público infantojuvenil, a dica é o Clube do audiolivro da Biblioteca Parque Villa-Lobos com “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, no dia 20/4, das 14h30 às 16h, com inscrições em: bvl.org.br/inscricao. Já aos que apreciam uma boa história de terror, a Biblioteca de São Paulo trará no clube de audiolivro a versão infantojuvenil da obra “Frankenstein”, de Mary Shelley, no dia 27/4, das 14h30 às 16h. Informações no site bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas para ambas as atividades.

O Museu literário Casa das Rosas fará no dia 25/4, às 15h, um bate-papo com a autora Cláudia Reis, sobre seu livro infantil “Gato Gordo e Outros Bichos”, que traz histórias curtas sobre gatos e cachorros recolhidos das ruas e sobre o convívio feliz e enriquecedor entre os animais e humanos. O objetivo das narrativas é demonstrar o quanto vale dedicar tempo, atenção e afeto a um animal.  As histórias, que têm as crianças como público alvo, retratam a experiência pessoal da autora. Confira a atividade no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC2wxiRZ00V3yxbbLoR2cLWw  e Facebook – https://www.facebook.com/casadasrosas .

Já no dia, 23/4, o Museu do Futebol e o  Museu da Língua Portuguesa se unem em uma live com o escritor brasileiro Pedro Bandeira sobre literatura na primeira infância. A conversa será transmitida pelo Facebook e no YouTube das duas instituições, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir das 19h. Bandeira é um dos mais conhecidos escritores da literatura infantojuvenil do país. Ele é autor de mais de 100 obras, entre contos, poemas e narrativas de diversos gêneros, incluindo o grande sucesso “A Droga da Obediência” (1984).

Compartilhe!