HomeAssessoria ReleasesInscrições para o EPMi Nordeste estão abertas

Inscrições para o EPMi Nordeste estão abertas

Evento do SISEM-SP e ACAM Portinari ocorre dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto

Estão abertas as inscrições para o Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste), evento do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e ACAM Portinari, que ocorre dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto.

Para garantir a sua vaga, é preciso acessar a plataforma ADA (www.cem.sisemsp.org.br), a mesma do Cadastro Estadual de Museus e de outras oficinas e atividades do SISEM-SP. Em seguida, basta fazer o login e preencher os dados necessários. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 22 de fevereiro.

Vale ressaltar que a inscrição no EPMi Nordeste não garante vaga automática nas oficinas do dia 28 de fevereiro. Para participar delas, o interessado deverá se inscrever separadamente e escolher apenas uma das oficinas oferecidas – o que também deve ser feito pela plataforma ADA.  O preenchimento das 30 vagas disponíveis em cada oficina será feito por ordem de inscrição. Após o encerramento do prazo de inscrições (22 de fevereiro), o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua inscrição.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

“As oficinas são complementares aos assuntos debatidos nas mesas redondas, conferências e debates do EPMi. Por isso, convidamos a todos para que participem daquela que for mais interessante para a sua qualificação no trabalho junto ao museu”, revela o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

A programação completa do EPMi Nordeste está disponível no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

EPMi

O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Depois da edição Nordeste, realizada em Ribeirão Preto, o evento segue para Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral). 

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste)

Quando: 27 e 28 de fevereiro

Onde: SESC Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tibiriça, 50 – Centro – Ribeirão Preto/SP

Informações: (11) 3339-8111

Inscrições: www.cem.sisemsp.org.br

Compartilhe!