HomeAssessoria ReleasesInscrições para o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais começam em 1° de outubro

Inscrições para o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais começam em 1° de outubro

Evento promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do SISEM-SP será realizado em Guararema

A partir de 1° de outubro, os interessados em participar do Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais, que acontece no dia 25 de outubro, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema, podem efetuar sua inscrição até o dia 21 pelo site do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (ISEM-SP), no link https://cem.sisemsp.org.br/.

Realizado com o objetivo de promover a preservação e difusão da memória ferroviária paulista, o evento, realizado pelo SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema, contará com programação diversificada, tendo a cidade como um case de sucesso em termos de preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado.

Com uma estação bastante movimentada pelo transporte de cargas e de pessoas entre 1876 e a década de 1970, Guararema restaurou sua Estação Central, a Estação de Luis Carlos, revitalizou a Vila de Luis Carlos e realizou toda a infraestrutura adequada para a implantação do Passeio Turístico e Cultural de Maria Fumaça. Atualmente, o Trem de Guararema opera com a emblemática Locomotiva a Vapor 353, conhecida como Velha Senhora.

“Trata-se de uma ação exemplar e inspiradora para que outros municípios consigam adotar políticas públicas como a de Guararema na preservação e difusão de seus acervos ferroviários”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

Programação

A abertura do evento será feita por Adriano de Toledo Leite, Prefeito Municipal de Guararema; Antônio Thomaz Lessa Garcia Júnior, Coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; André do Prado, Deputado Estadual e Marcio Alvino, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário

Às 11h, será realizada a “Mesa Técnica 1 – Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, que discutirá e questionará como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação. Participarão da mesa Ronaldo Cunha Ruiz, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (IPHAN/DEPAM); Carlos Augusto Mattei Fagin, Presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo); Roberto Menezes Ravagnani, do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SP) e Denis Fabrício de Oliveira Selymes, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SP).

No período da tarde, às 14h, o Encontro é reinicia com a “Mesa Técnica 2 – Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado. Musealização do Patrimônio Industrial e os desafios da Economia Criativa para a Cultura e o Turismo”, com a participação de Sandra Regina Olivieri, Assessora Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal de Guararema e Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário; Bruno Sanches, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Mario César Vilhena, Especialista de Relações Institucionais da MRS Logística; Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP); José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH/SEC) e Luís Fernando Novais, da Economia Criativa: realidade e potencial – Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE). A mesa apresentará os detalhes do caso de Guararema, que abriga todas as vertentes de um projeto dessa natureza.

Às 16h, haverá a Plenária coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo. Às 16h45 haverá a última apresentação com Kaseker e Sandra, que  farão as considerações finais.

Percurso de trem

Como parte da programação de recepção do evento, está previsto o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos, mediante adesão dos participantes no ato da inscrição. O participante poderá optar também por comparecer diretamente ao Local do Encontro, no Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”, localizado em Luis Carlos, com recepção organizada a partir das 9h, lembrando que o Encontro terá início às 10h.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Inscrições: de 01 a 21 de outubro pelo site do SISEM-SP, no link https://cem.sisemsp.org.br/

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: das 9h às 18h

Local: Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros” (Estr. Municipal Argemiro de Souza Melo, s/nº, Luis Carlos, Guararema)

Informações: https://www.sisemsp.org.br/encontro-paulista-de-museus-memoria-ferroviaria-e-paisagens-culturais/

Compartilhe!