HomeNewsletters Sem categoriaInédito: Brasil e Coreia sobem ao palco juntos para apresentação de artes marciais

Inédito: Brasil e Coreia sobem ao palco juntos para apresentação de artes marciais

Imagine a brasileiríssima capoeira e o milenar taekgyeon  coreano unidos no mesmo palco, em uma apresentação conjunta na capital paulista. Este é o resultado da iniciativa inédita da Secretaria da Cultura com o Centro Cultural Coreano no Brasil e o Capoeira Show, que proporcionará à plateia da Virada Cultural da capital a oportunidade de apreciar as duas modalidades de artes marciais expressando os seus movimentos, ao mesmo tempo, no mesmo palco. Será no final de semana de 19 e 20 de maio.

Muito mais do que modalidades de artes marciais, a capoeira e o taekkyeon traduzem relevantes expressões culturais de seus respectivos povos, tanto que ambas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

As semelhanças, porém, não param por aí. Uma das principais características do taekgyeon  – que influenciou o desenvolvimento do taekwondo – é a fluidez de movimentos, aproximando-o de uma dança, algo que também se vê na capoeira, que tem na musicalidade um de seus elementos centrais.

“As apresentações conjuntas servem como homenagem à rica bagagem cultural dos cerca de 50 mil coreanos que chamam São Paulo de lar”, afirma Romildo Campello, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Os eventos ocorrem na região central de São Paulo (R. Dom José de Barros, 235 – República), no dia 19, às 19h30, e no Museu Afro Brasil (Parque Ibirapuera – Portão 10) no dia 20, às 15h00.

Compartilhe!