HomeAssessoria Releases#GuriEmCasa oferece jogo da memória sonoro, curiosidades sobre os instrumentos musicais, orientações de estudo para crianças e adultos

#GuriEmCasa oferece jogo da memória sonoro, curiosidades sobre os instrumentos musicais, orientações de estudo para crianças e adultos

Guri Capital e Grande São Paulo reúne atividades online para diferentes faixas etárias com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social

Jogo da memória sonoro, a história do trompete, como improvisar de uma maneira divertida, essas são algumas das atividades da programação da semana de 18 a 22 de maio da plataforma #GuriEmCasa, que tem o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado. O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, desenvolveu essa plataforma que reúne atividades online do programa. 

As atividades inteiramente gratuitas foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado, além de reforçar a importância da música para conectar pessoas.

Na segunda, dia 18, às 17h, em #AprendaComOGuri a professora Elida Olmedo vai ensinar um jogo da memória sonoro. Na programação de terça, dia 19, às 17h, será abordada a história do trompete. Já na quinta, dia 21, às 17h, os professores e professoras do Guri vão mostrar músicas que foram trilha sonora de filmes.  

#CanteComOGuri traz na terça, dia 19, às 13h, a canção Seguindo a Maré, de Maurício Durão.  Na Escuta Musical de quarta-feira, dia 20, os professores e professoras do Guri vão apresentar Mourão, peça do compositor brasileiro César Guerra-Peixe.

Toda sexta-feira, #GuriEmCasa traz uma dica cultural. Nesta semana, dia 22, às 17h, é a vez do Museu da Imagem e do Som (MIS).  

A programação da semana traz ainda informações sobre a rede de apoio da defesa aos direitos da mulher, no dia 19, terça, às 15. A ação faz parte da série #SOCIALizando que tem o objetivo de divulgar informações e orientações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais para contribuir com o enfrentamento à pandemia.

 

A programação completa está disponível no site  https://gurisantamarcelina.org.br/

 

#GuriEmCasa

 

PROGRAMAÇÃO 18 a 22 de Maio 

SEGUNDA-FEIRA – 18 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri

Aprenda um Riff

Renato Alves, professor de guitarra

17h #AprendaComOGuri

Jogo da Memória Sonoro

Elida Olmedo, professora de flauta transversal

TERÇA-FEIRA – 19 DE MAIO 

13h #CanteComOGuri

Seguindo a Maré, de Maurício Durão

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

15h #SOCIALizandoGuri

Nota informativa
Rede de Apoio da Defesa aos Direitos da Mulher

17h #AprendaComOGuri

A História do Trompete

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

QUARTA-FEIRA – 20 DE MAIO 

13h #GurisNaQuarentena
Prática de Música Popular
Gurião – O Baião do Guri
Professores, professoras e equipes do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #AprendaComOGuri

Escuta Musical

Mourão de César Guerra-Peixe

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

QUINTA-FEIRA – 21 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri

Brincando de Improvisar

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

15h #SOCIALizandoGuri
Série Conversas: Defesa aos Direitos da Mulher
Com Vanessa Kryolla

17h #AprendaComOGuri 

Escuta Musical

A Música de Cinema

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

SEXTA-FEIRA – 22 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri
Conheça o Contrabaixo Acústico
Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #AprendaComOGuri
Dica de Atividade Cultural
Saiba mais sobre o MIS (Museu da Imagem e do Som)
Entrevista com Lais Garcia Rocha e Yule Barbosa, do Museu da Imagem e do Som

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua. 

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!