HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesGrupos de Referência do Projeto Guri no Interior e Litoral fazem uma série de apresentações presenciais no mês de junho

Programação diversificada leva apresentações para todo o Estado de São Paulo. Espetáculos são gratuitos e abertos ao público

Os Grupos de Referência do Projeto Guri no Interior e Litoral, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo retornam aos palcos. Ao longo do mês de junho, serão diversos espetáculos em diferentes espaços e cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Os Grupos de Referência são conjuntos formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri em estágio avançado de aprendizado, cumprindo um papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto. Os GRs oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.

Ao todo, são treze grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos alunos que moram mais distantes do polo.

Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, Guri’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas

Raízes Latinas

Data: 10/06/2022

Local: Feira Cultura da Alta Mogiana/Igrejinha do Caititu