HomeAssessoria ReleasesGrupo de Percussão, Banda Sinfônica e Big Band apresentam-se na 59ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí

Grupo de Percussão, Banda Sinfônica e Big Band apresentam-se na 59ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí

Os concertos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira, às 20 horas, com entrada gratuita

Grupo de Percussão, Banda Sinfônica e Big Band são as próximas atrações da 59ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento segue até o próximo domingo, com concertos diários no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

A Semana da Música é considerada a atividade mais tradicional e importante do calendário cultural da instituição e celebra o dia 22 de novembro, Dia do Músico e de Santa Cecília, a padroeira dos músicos. O evento foi criado em 1960 pela então diretora da escola, Yolanda Rigonelli, e tem como objetivo apresentar os grupos e alunos que se destacaram ao longo do ano letivo.

Nesta quarta-feira, dia 20, quem sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira é o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. De acordo com o coordenador, Luis Marcos Caldana, o grupo apresentará “Abertura japonesa” (Ney Rosauro), “Raptures of undream” (Bruce Hamilton), “Past midnight” (Tom Gauger), “Megalovania” (Toby Fox), “Um a zero” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e “Assanhado” (Jacob do Bandolim). O repertório destaca ainda “The Golden age of the xilofone” (Floyd Werle e Randall Eyles), com solo de Jehison Cruz Chavez ao xilofone, e “Minuano” (Pat Metheny e Lyle Mays), com solo de Giovanni Ricioli (vibrafone) e Alexandre Brant (baixo elétrico).

Na quinta-feira, dia 21, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta uma seleção especial com trilhas sonoras de filmes. A primeira relembra o “Volta ao mundo em 80 dias” (Otto Schwarz), baseado na obra de Julio Verne. Na história, o inglês Phileas Fogg faz uma aposta com amigos e perte para uma jornada de trem e navio ao redor do mundo, acompanhado do fiel empregado Passepartout. Em seguida, o grupo apresenta canções do filme “A lista de Schindler” (John Williams), filme vencedor de sete Oscars e três Globos de Ouro. Conta a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. A peça terá participação solo do violinista e professor Rafael Pires. Para encerrar, músicas da trilogia “Star Wars – Guerra nas Estrelas” (John Williams), filmes consagrados do cineasta George Lucas que tornou-se  fenômeno mundial, especialmente pelos personagens Darth Vader e Luke Skywalker. O regente convidado é Marco Almeida Júnior.

Na sexta-feira, dia 22 de novembro, Dia do Músico, o som fica por conta da Big Band do Conservatório de Tatuí, que também inspirou-se nos filmes para preparar seu repertório. De acordo com o coordenador do grupo, Cláudio Sampaio “Cambé”, o programa terá “Soul Bossa Nova” (Quincy Jones), “007 – James Bond Theme” (Monty Norman), “Theme from Peter Gun” (Henry Mancini), “Airport Love Theme” (Alfred Newman), “Pink Panther – A Pantera cor-de-rosa” (Henry Mancini), “Star Wars – Guerra nas Estrelas” (John Williams), “Summer of 42 – Verão de 42” (Michel Legrand), “Spider Man – O Homem Aranha” (Paul Francis Webster), “Super Man – O Super Homem” (John Williams), “Meet The Flintstones” (Willian Hanna, Joseph Barbera e Hoyt Curtin) e “Mission Impossible Theme – Missão Impossível” (Lalo Schifrin).

A 59ª Semana da Música segue com uma programação variada até o próximo domingo, dia 24, quando o Conservatório de Tatuí estará de portas abertas das 9h às 19h com a mostra “Que Som é Esse?”. Especialmente dedicado às crianças e à família, o evento demonstração dos mais variados instrumentos musicais (coordenadas por professores da escola), exposição de figurinos e luteria, pintura facial, recitais de diferentes grupos musicais, além de concertos da Orquestra de Cordas Infantil “João Del Fiol”, Big Band e Escola de Samba do Conservatório de Tatuí. Para encerrar, o musical “Os Bichinhos do Presépio”, com participação de coral infantil e orquestra infantojuvenil de violões. Todas as atividades têm entrada gratuita.

SERVIÇO
59ª SEMANA DA MÚSICA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Data: 20 de novembro de 2019, quarta-feira
Horário: 20h00

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Rafael Pires, violino
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 21 de novembro de 2019, quinta-feira
Horário: 20h00

Big Band do Conservatório de Tatuí
Cláudio Sampaio “Cambé”, coordenação
Data: 22 de novembro de 2019, sexta-feira
Horário: 20h00

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Edson Beltrami, regente
Data: 23 de novembro de 2019, sábado
Horário: 20h00

Mostra “Que Som é Esse?”
Mostra instrumental, exposições, recitais e concertos
Data: 24 de novembro de 2019, domingo
Horário: 09h00 às 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Compartilhe!