HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesGrupo de Coro do Projeto GURI e a Pianista Rafaela Moreira apresentam-se em Lorena

A apresentação integra a série ‘Mulheres na Música’, temporada de concertos dos Grupos de Referência do Projeto GURI, com participação de 14 artistas convidadas, em diversas cidades do Estado, até dezembro. O GR de Lorena – Coro compartilha o palco com a pianista Rafaela Moreira, no dia 30 de novembro, às 18h no Auditório UNISAL, em Lorena/SP

O Projeto GURI no Interior e Litoral, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. O GR de Lorena – Coro compartilha o palco com a pianista Rafaela Moreira, no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 18h, no Auditório UNISAL (Rua Dom Bosco, 284, portaria 7 – Lorena/SP).

Para este concerto, o grupo apresenta ‘Trajetória: caminhos percorridos de 22 a 22’, programa que reúne nove peças que fizeram parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com obras de artistas como Elvira Drummond, Ana Yara Campos, Juliana Ripke e Heitor Villa-Lobos.

“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral.  Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.

O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.

As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).

Grupo de Referência de Lorena – Coro

O Grupo de Referência de Lorena já protagonizou, em 2013, o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, com músicas de Waldemar Henrique, no Theatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo, este último na série ‘Aprendiz de Maestro’. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014), Katherine Zeserson (2015) e Eduardo Fernandes (2017). Em 2018, o grupo apresentou um programa dirigido pelo arranjador Zeca Rodrigues, com participação do grupo Bebossa. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Ceumar.

Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Apoio ao Grupo de Referência de Lorena: Prefeitura Municipal de Lorena.

Patrocinador Ouro: Tauste e Novelis

Patrocinador Prata: Valgroup