HomeAssessoria ReleasesGrupo de Choro e Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresentam “Os Poetas do Samba”

Grupo de Choro e Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresentam “Os Poetas do Samba”

Concerto reúne obras de Adoniran Barbosa e Noel Rosa nesta quarta-feira, dia 04, às 20 horas, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

Grupo de Choro e Coro Infantil do Conservatório de Tatuí– instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – apresentam nesta quarta-feira, dia 04, o concerto “Os Poetas do Samba”, com obras dos compositores brasileiros Adoniran Barbosa e Noel Rosa. O show será realizado às 20 horas no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato (1910-1982), foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. No início da carreira, apresentava-se em programas de rádio com vários personagens, dentre eles “Adoniran”, que acabou se tornando a marca registrada do artista. O concerto apresenta algumas de suas composições mais conhecidas, como “Prova de carinho”, “Trem das Onze”, “Mariposa”, “Samba do Arnesto” e “Torresmo a milanesa”.

Noel Rosa (1910-1937) foi outro grande sambista, cantor, bandolinista, violonista e compositor de grande destaque para a música nacional. Apesar de sua carreira relativamente curta (morreu de tuberculosa, doença incurável na época), deixou uma coletânea enorme de sucessos, como os que serão apresentados neste programa: “Filosofia”, “Feitiço da Vila”, “Com que roupa”, “Palpite infeliz”, “Cem mil réis” e “Prato fundo”. O concerto traz ainda duas canções compostas pelos dois em conjunto: “Orvalho vem caindo” e a famosíssima “Saudosa maloca”.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi criado em 1993. Destaca-se por sua notável capacidade de improvisação, grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. Gravou seu primeiro CD em 1999 e tem participação ainda nos álbuns “Horn Brasil”, do trompista Adalto Soares; “Soleil”, da cantora francesa Clementine (Sony Music do Japão); e também da trilha do longa-metragem “Divino”, que conta a história do jogador de futebol Ademir da Guia. A coordenação é do violonista e professor Alexandre Bauab Júnior.

O Coro Infantil do Conservatório de Tatuí é formado por alunos dos cursos música clássica mantidos pela instituição. O canto coral é uma das disciplinas previstas na grade curricular destes cursos e trabalha com técnica vocal, leitura cantada, expressão corporal e repertório. O grupo estuda e interpreta os mais variados estilos musicais, incluindo música popular, sacra, spiritual, peças do período renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo. A orientação é da professora Miriam Cândido.

SERVÇO
Grupo de Choro e Coro Infantil do Conservatório de Tatuí

“Adoniran Barbosa e Noel Rosa – Os Poetas do Samba”
Miriam Cândido, professora responsável (Coro Infantil)
Alexandre Bauab Júnior, coordenação
Data: 04 de dezembro de 2019, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Compartilhe!