HomeAssessoria ReleasesGrátis: Casa Guilherme de Almeida realiza cursos e oficinas literárias

Grátis: Casa Guilherme de Almeida realiza cursos e oficinas literárias

A museu-casa literário oferece atividades para aqueles que desejam aprender sobre movimento modernista, tradução e história literária

História da literatura, movimento modernista, tradução literária e o diálogo entre literatura e dança são os temas dos cursos e oficinas que acontecem em outubro na Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela Poiesis. As atividades são gratuitas e as inscrições são feitas no site.

Na mesa redonda Escrever entre línguas, escritores estrangeiros residentes em São Paulo – Ermildo Panzo (Angola), Shelly Bhoil (Índia) e Tarek Albertawi (Síria) – discutem sua produção literária longe de seu país de origem e sua relação com o português do Brasil, relatando suas experiências literárias relacionadas à migração. O bate-papo será dia 8 de outubro, segunda-feira às 19h.

Em diálogo com distintas correntes críticas e com a noção de obra aberta, de Umberto Eco, o curso Obras abertas: História sincrônica da literatura analisa o clássico Os irmãos Karamazov, de Dostoievski, contextualizando a obra com a história da literatura. Os encontros serão realizados de 4 de outubro a 29 de novembro, quinta-feira às 19h.

O curso Modernismo brasileiro em quatro tempos trata do modernismo nacional, da Semana de 1922 e seus antecedentes, contextualizando o acervo da Casa Guilherme de Almeida com o movimento e refletindo sobre os desdobramentos desse efervescente momento artístico de nossa cena cultural. A atividade com Karina Sérgio Gomes é realizada de 10 a 31 de outubro, quarta-feira às 19h.

Em Tradução e dança – Dançando o poema, traduzindo o ritmo, Leandra Yunis fala de sua metodologia de tradução, criada em pesquisa própria, e de aspectos estéticos da poesia persa a partir da linguagem da dança, com ênfase à obra de Jalal Uddin Rumi, poeta persa do século XIII. A palestra será dia 11 de outubro, quinta-feira às 19h.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço: Cursos e oficinas

 

Obras abertas: História sincrônica da literatura

4/10 a 29/11, exceto 15/11 (feriado). Quinta-feira, 19h às 21h.

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2xSaYj5

Escrever entre línguas

8/10. Segunda-feira, 19h às 21h.

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2zE3yRA

Modernismo brasileiro em quatro tempos: diálogos com o acervo da Casa Guilherme de Almeida

10 a 31/10. Quarta-feira, 19h às 21h

Inscrições gratuitas até 10/10: https://bit.ly/2DPjPHJ

Tradução e dança – Dançando o poema, traduzindo o ritmo

11/10. Quinta-feira, 19h às 21h

Inscrições online: https://bit.ly/2Om2JVQ

 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!