HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesGoverno do Estado de SP lança ampliação do Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo

Denominado Cash Rebate 2022, é o maior programa, com 4x mais recursos do que a edição prévia, sendo R$ 40 milhões destinado à edição; Ação é realizada em conjunto entre o Estado e o Município e a SPCine

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (1°) o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate 2022. A ação é  fruto de uma parceria inédita da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, a  Prefeitura de São Paulo e a Spcine. Considerado o maior programa do Brasil com quatro vezes mais recursos do que sua primeira edição, após a ampliação de território. As inscrições vão de 1 de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 e serão destinados para essa edição R$ 40 milhões (R$ 20 milhões do  Estado de SP e R$ 20 milhões da Prefeitura) as produtoras paulistas.

O anúncio foi feito na nona – e última – missão de 2022 do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa, no Ventana Sur, na Argentina, realizado em parceria com a InvestSP e Secretaria Estadual de Relações Internacionais, que tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado e incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor. O Ventana Sur é o maior evento do setor audiovisual da América Latina e conta com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, da secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres e da diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira.

“O Estado de São Paulo se uniu com a Prefeitura da capital e a SPCine para fazer a segunda edição deste programa robusto e competitivo perante demais projetos semelhantes que existem mundo afora. É um compromisso que o Governo do Estado assumiu em novembro de 2019 em Los Angeles com diversos representantes de estúdios e associações e conseguimos criar as condições operacionais para realizar esse convênio”, destaca Sérgio Sá Leitão, Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa.

Investimento contínuo

Do valor destinado ao São Paulo Cash Rebate 2022, R$ 36 milhões são para atividade finalística e R$ 4 milhões para gestão, execução e divulgação do Programa, com seleção nos seguintes formatos: Longas-metragens (ficção, seja animação e/ou live-action, podendo ser XR – realidade estendida) ou Séries (reality shows, série documental ou de ficção, seja animação e/ou live-action, também podendo ser XR – realidade estendida).

Podem se inscrever produtoras paulistas e, não haverá limite de propostas, por proponente que poderão ter selecionados até dois projetos. Os inscritos em até 90 dias, após abertura do edital, serão avaliados equitativamente. Terão prioridade aquelas que tiverem maior previsão de despesas elegíveis no Estado. O programa contém critérios indutores para produções sustentáveis e de inclusão de política afirmativas (profissionais negros, indígenas ou trans), com reembolso de 20 a 30% de despesas elegíveis, mínimo de 20% de gastos de despesas elegíveis em duas cidades do Estado de SP (fora a capital), e no mínimo de 60% de gastos de despesas elegíveis na capital.

Mais informações sobre o São Paulo Cash Rebote 2022 estão disponíveis nos endereços www.spcineinvestimentos.com.br/projeto/122 e http://spcine.com.br/cash-rebate/. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail ao international@spcine.com.br.