HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesGoverno do Estado de SP dá a largada para as celebrações do mês da Consciência Negra

Governo do Estado de SP dá a largada para as celebrações do mês da Consciência Negra

Serão cerca de 350 eventos ao longo do mês de novembro, promovidos pelas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de ações em  parceria com a prefeitura municipal e instituições privadas que integram a Virada da Consciência Negra; Há, ainda,  inauguração do Museu das Favelas, em 25/11; Espaços culturais do Governo do Estado de São Paulo terão entrada gratuita entre 19 e 20 de novembro

O Governo do Estado de São Paulo lançou no sábado (5/11) a programação que integrará a VIRADA da Consciência Negra. A ação é composta por 220 atividades nos Museus, Bibliotecas, Teatros, Fábricas de Cultura e instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que participarão das comemorações e oferecerão entrada gratuita nos dias 19 e 20 de novembro para o público. Além de 130 atrações de equipamentos parceiros públicos e privados com investimento Estadual. Haverá, ainda, iluminação cênica nas fachadas dos espaços com as cores do pan-africanismo nos dias 18, 19 e 20/11.

Para celebrar a data, no dia 25/11 será entregue à população o Museu das Favelas, instituição Estadual, localizado no Palácio dos Campos Elíseos, e inteiramente dedicado a preservar a história e a cultura das favelas e periferias do Estado e dar visibilidade à sua produção artística e criativa. O espaço conta com programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência, Biblioteca e Centro de Empreendedorismo e espaço de convivência. Um investimento de 12 milhões.

“Demos o pontapé inicial em uma vastíssima programação cultural desta ainda mais ampla Virada da Consciência Negra. Uma importante união do Governo do Estado de São Paulo e de instituições públicas e privadas com um único objetivo: varrer definitivamente o racismo e a intolerância do ambiente social brasileiro. Estamos atuando de maneira transversal, para marcar o ano de 2022 e o mês da consciência negra, depois de dois anos em que as atividades artísticas e culturais voltam a ser presenciais como a maior Virada da Consciência Negra que já aconteceu aqui em São Paulo”, destaca Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Os espaços culturais do Governo do Estado terão uma programação especial ao longo de todo o mês, além de entrada gratuita entre 19 e 20 de novembro, com o objetivo de evidenciar a população negra, bem como reforçar o papel das nossas instituições como espaços de aprendizagem e de valorização da diversidade cultural do Brasil”, finaliza.

Ampla programação

A Virada da Consciência foi criada em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra e, nesta edição, conta com a parceria dos governos estadual e municipal de São Paulo, além de diversos parceiros, entre eles, Sesc, USP, Unicamp, Universidade Federal do ABC, Unesp, CEUs, entre outros. 

Entre as atividades que compõem a programação da Virada da Consciência Negra, estão: 20ª edição da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, que será realizada de 5/11 a 04/12 em diferentes regiões de São Paulo, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e abertura no Memorial da América Latina; Festival “Ocupa MAB”, no Museu Afro Brasil, apresentando a diversidade musical brasileira com shows da cantora Anelis Assunção, grupo Maracatu Solano Trindade, rapper Rico Dalasan, Clube do Balanço e a Funmilayo Afrobeat Orquestra, além de DJs, oficinas de samba rock e outras atrações de 19 e 20/11 e no dia 5/11, inauguração do Tributo a Emanoel Araujo (1940-2022); 20ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras para premiar os destaques da comunidade negra nacional e internacional no dia 21/11; Exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias”, na Fábrica do Samba,  realizada pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo em parceria com o Governo de São Paulo, apresentando alegorias carnavalescas em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, além de atividades para o público infantil, cursos e shows das escolas de samba filiadas à Liga-SP aos finais de semana;  Concerto em homenagem a Moacir Santos, no Theatro São Pedro, dia 19/11; Exposição “Grandes Personalidades Negras”, no Museu da Imagem e do Som – MIS, reunindo obras de 81 artistas urbanos em homenagem a 81 personalidades negras brasileiras, a partir de 5/11/2022 a 29/01/2023; 8ª edição do “Sarau Língua Afiada”, no Museu da Língua Portuguesa, conduzido por Sérgio Vaz, com releituras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara, no dia 19/11; Concursos no Teatro Sérgio Cardoso: “Batalhas de Rima SP”, com seleção e premiação das batalhas de freestyle mais relevantes do Estado de São Paulo 26/11,  “Breaking SP”, com seleção e premiação de B-Boys e B-Girls do Estado de São Paulo 27/11 e “Slam Poesia SP” com seleção e premiação dos slams mais relevantes do Estado de São Paulo 30/11, entre outras. 

A programação completa pode ser conferida no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo https://www.cultura.sp.gov.br/ e  no site da VIRADA www.viradadaconsciencia.com.br

Confira mais detalhes da programação:

20ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras para premiar os destaques da comunidade negra nacional e internacional (21/11/2022).

21ª edição do Festival Feira Preta, com mais de 130 atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, intervenções artísticas, empreendedorismo, gastronomia e moda. O Festival conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o seu encerramento será realizado no Memorial da América Latina,com apresentação de Iza, Baiana System e muitas outras atrações (5/11 a 04/12/2022).

Exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias”, na Fábrica do Samba,  realizada pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo em parceria com o Governo de São Paulo, apresentando alegorias carnavalescas em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, além de atividades para o público infantil, cursos e shows das escolas de samba filiadas à Liga-SP aos finais de semana (23/10 a 30/12/2022).

Exposição “África em São Paulo”, no Museu da Imigração, com fotografias de Bob Wolfenson e relatos gravados pelo jornalista Naief Haddad sobre a diversidade étnica oriunda da África presente na capital paulista (19/11/2022 a 12/03/2023).

O Museu da Imigração também recebe a Feira “Comida de Herança – Raízes” Edição especial com foco no continente africano e cerca de 40 expositores (20/11/2022).

Concerto em homenagem a Moacir Santos, no Theatro São Pedro, com alunos e docentes da EMESP Tom Jobim, apresentando a obra deste importante compositor, arranjador e multi-instrumentista afrobrasileiro (19/11/2022).

Feira de afroempreendedorismo e apresentação musical com Roberta Oliveira & o Bando de Lá (12/11/2022). 

Exposição “Grandes Personalidades Negras”, no Museu da Imagem e do Som – MIS, reunindo obras de 81 artistas urbanos indicados por Fábricas de Cultura e CEUS em homenagem a 81 personalidades negras brasileiras (05/11/2022 a 29/01/2023) as reproduções das obras serão exibidas simultaneamente em mais de 80 endereços da capital e grande São Paulo a partir de 05/11. 

Concursos no Teatro Sérgio Cardoso: “Batalhas de Rima SP”, com seleção e premiação das batalhas de freestyle mais relevantes do Estado de São Paulo (26/11/2022); “Breaking SP”, com seleção e premiação de B-Boys e B-Girls do Estado de São Paulo (27/11/2022); e “Slam Poesia SP” com seleção e premiação dos slams mais relevantes do Estado de São Paulo (30/11/2022). 

Festival “Ocupa MAB”, no Museu Afro Brasil, apresentando a diversidade musical brasileira com shows da cantora Anelis Assunção, grupo Maracatu Solano Trindade, rapper Rico Dalasan, Clube do Balanço e a Funmilayo Afrobeat Orquestra, além de DJs, oficinas de samba rock e outras atrações (19 e 20/11/2022).

8ª edição do “Sarau Língua Afiada”, no Museu da Língua Portuguesa, conduzido por Sérgio Vaz, criador do “Sarau da Cooperifa”, e show das “Pastoras do Rosário”, grupo de mulheres negras, em sua maioria sexagenárias, que apresentarão um repertório influenciado por congadas, moçambiques, sambas de roda e releituras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara (19/11/2022). 

A plataforma #CulturaEmCasa exibirá a primeira temporada da série “Uma Batalha por Dia”. Durante seis episódios, cinco jovens MCs serão acompanhados nas mais tradicionais batalhas de rima da região metropolitana de São Paulo (de 02/11/2022 a 07/12/2022 – toda quarta-feira, às 20h), além da transmissão da segunda temporada da série “Raízes Black”. Cinco episódios homenageiam a cultura negra por meio da música e iniciativas que fortalecem a identidade afrodescendente (de 04/11/2022 a 02/12/2022 – toda sexta-feira, às 20h).

O Museu da Diversidade Sexual promove a edição especial da “Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+” dedicada à artistas negros (19/11/2022).

O Museu de Arte Sacra realiza a visita integrada “Entre Altares, Imaginárias e Devoções: O catolicismo negro e o sincretismo religioso na São Paulo de Piratininga” em parceria com o Instituto Bixiga e o Museu de Território dos Aflitos (12, 19 e 26/11/2022) 

Já a SP Escola de Teatro promove a 3ª edição do Prêmio Solano Trindade Concurso de dramaturgia para jovens negros das escolas de artes cênicas. Serão selecionados até três três projetos dramatúrgicos, com a publicação dos textos selecionados pelo Selo Lucias. As propostas serão avaliadas de 04/11/2022 a 06/12/2022, com publicação do resultado final em 12/12/2022. 

Abertura do Museu das Favelas, no Palácio dos Campos Elíseos, e inteiramente dedicado a preservar a história e a cultura das favelas e periferias do Estado e dar visibilidade à sua produção artística e criativa. O espaço conta com programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência, Biblioteca e Centro de Empreendedorismo e espaço de convivência. (25/11 – funcionamento de terça à domingo, das 9 às 18h).

Compartilhe!