HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesGoverno do Estado de SP apresenta primeira Orquestra Parassinfônica do Brasil com concerto na Sala São Paulo

Orquestra realizará concerto no Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, no palco da Sala São Paulo; Corpo artístico conta com apoio do ProAC ICMS, programa de incentivo à cultura do Estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e Economia Criativa e de Direitos da Pessoa com Deficiência, realizam o lançamento da Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), a primeira do Brasil protagonizada por pessoas com deficiência, no Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, sábado 3/12, às 21h, na Sala São Paulo.

O evento acontece em alusão à data instituída em 1992 pela Organização nas Nações Unidas (ONU) e que conscientiza sobre inclusão, igualdade de direitos e independência desse público em todas as esferas da sociedade.

Sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, o foco da OPESP é romper paradigmas e capacitismo na música clássica. Ao todo, 33 músicos com deficiência subirão ao palco da Sala São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Os ingressos estão disponíveis no site: https://opesp.com.br/. Os valores a partir de R$20 na bilheteria da Sala São Paulo.

Levantamento IBGE

O levantamento mais recente do IBGE, realizado em 2010, mostra que o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo que, deste total, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física. Se mesmo com políticas de cotas, as pessoas com deficiência ainda são subrepresentadas nas empresas, no universo da música o cenário é ainda mais desanimador.

Foi de olho nessa discrepância que Igor Cayres, mestre em atividades culturais e artísticas e produtor cultural, construiu o projeto da OPESP (Orquestra Parassinfônica de São Paulo) para criação, desenvolvimento e promoção da primeira orquestra do mundo protagonizada por integrantes com deficiência física.

Fomento à cultura

A OPESP é uma realização da produtora ProArte, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Janssen, Vale, Minerva Foods, Marisa, Syngenta, Drogasil, Unigel, Sabesp, Alfa Impacta Mais e apoio do Instituto Alfa de Cultura e Grupo Card. A OPESP ainda conta com o incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC-ICMS, com patrocínio da JSL, Enel Distribuição São Paulo e 3M e apoio institucional da Secretaria de Economia Criativa e Cultura e da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.

Orquestra Parassinfônica de São Paulo – OPESP

Data: 03 de dezembro de 2022